Buscar

9) (1º Simulado/Prof. Francisco Júnior/Preparatório INSS-2014/2015) Considere a seguinte situação hipotética. Um morador do bairro Diamante Negro d...

9) (1º Simulado/Prof. Francisco Júnior/Preparatório INSS-2014/2015) Considere a seguinte situação hipotética. Um morador do bairro Diamante Negro dirigiu-se à central de marcação de consultas, do SUS, de sua cidade. Depois de indagar sobre sua situação socioeconômica e verificar que era homem de muitas posses, o servidor disse que não o iria atender, visto que o próprio cidadão poderia arcar com as despesas referentes à sua saúde. Com base no art. 196 da CRFB/88, a conduta do servidor foi:

a) Correta, pois a saúde é apenas para os hipossuficientes.
b) Correta, pois assim o diretor da central determinou que se fizesse.
c) Correta, pois a saúde é direito de todos e dever do Estado.
d) Errada, pois a saúde é direito de todos e dever do Estado.
e) Correta, já que esse direito implica em acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Direito Previdenciário
16 pág.

Direito Previdenciário Faculdade de Tecnologia e Ciências de SalvadorFaculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta do servidor foi errada, pois a saúde é direito de todos e dever do Estado, conforme previsto no art. 196 da Constituição Federal de 1988. Portanto, a alternativa correta é a letra d).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais