Buscar

Descreva detalhadamente referente a Central de Material e Esterilização: I - sua função II - cadeia produtiva de material crítico, semi-crítico e ...

Descreva detalhadamente referente a Central de Material e Esterilização:
I - sua função
II - cadeia produtiva de material crítico, semi-crítico e não crítico
III - A importância da manutenção de caldeiras, autoclaves e materiais da CME
I - sua função: A Central de Material e Esterilização (CME) presta assistência à todos os setores, disponibilizando materiais utilizados em variados procedimentos realizados pela instituição e é responsável pela limpeza, desinfecção, esterilização e distribuição de materiais utilizados em procedimentos médicos, tais como instrumentos cirúrgicos, equipamentos e outros utensílios. A CME tem um papel fundamental na prevenção de infecções hospitalares, ao garantir que os materiais utilizados em procedimentos estejam completamente limpos e esterilizados antes de serem utilizados nos pacientes.
II - cadeia produtiva de material crítico, semi-crítico e não crítico:
Material crítico: São todos aqueles artigos que entram em contato com sangue, ou seja, penetram tecido. Oferecem um alto risco de infecção. Podemos exemplificar com os materiais de curativos, agulhas de anestesia ou sutura, lâminas, materiais periodontais, etc.
Material semi-crítico: são aqueles que entram em contato com a mucosa íntegra e/ou pele não íntegra. Ex.: material para exame clínico (pinça sonda e espelho); condensadores; moldeiras; porta-grampos. Processo: esterilização ou desinfecção de alto nível.
Material não Critico: Artigos Não Críticos: São artigos que não tocam no sangue nem na saliva, mas podem ser contaminados por eles indiretamente, pelas mãos do profissional. de sangue, pus ou matéria contaminada pela perda de continuidade do tecido. Ex. estetoscópio, termômetro, esfigmomanômetro,etc
III - A importância da manutenção de caldeiras, autoclaves e materiais da CME. Para manter um bom funcionamento e garantir que o processo de esterilização seja eficaz e seguro . Evitando possíveis falhas no processo e prejudicar procedimentos cirúrgicos.

Essa pergunta também está no material:

R1_ Revisão da tentativa2
8 pág.

Clínica Médica I Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua resposta está correta. A Central de Material e Esterilização (CME) é responsável por prestar assistência a todos os setores, disponibilizando materiais utilizados em variados procedimentos realizados pela instituição e é responsável pela limpeza, desinfecção, esterilização e distribuição de materiais utilizados em procedimentos médicos, tais como instrumentos cirúrgicos, equipamentos e outros utensílios. A CME tem um papel fundamental na prevenção de infecções hospitalares, ao garantir que os materiais utilizados em procedimentos estejam completamente limpos e esterilizados antes de serem utilizados nos pacientes. A cadeia produtiva de material crítico, semi-crítico e não crítico é importante para classificar os materiais e definir o processo de esterilização adequado para cada um deles. Os materiais críticos são aqueles que entram em contato com sangue ou penetram tecidos, oferecendo um alto risco de infecção. Já os materiais semi-críticos entram em contato com a mucosa íntegra e/ou pele não íntegra, enquanto os materiais não críticos não tocam no sangue nem na saliva, mas podem ser contaminados por eles indiretamente, pelas mãos do profissional. A manutenção de caldeiras, autoclaves e materiais da CME é importante para garantir que o processo de esterilização seja eficaz e seguro, evitando possíveis falhas no processo e prejudicar procedimentos cirúrgicos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais