Buscar

Leia o texto a seguir: Em oposição à realidade manicomial, várias correntes de pensamento produziram novas abordagens para o tratamento da loucura....

Leia o texto a seguir:

Em oposição à realidade manicomial, várias correntes de pensamento produziram novas abordagens para o tratamento da loucura. Os abusos e violências produzidos dentro das instituições manicomiais provocaram indignação por parte da sociedade. Neste cenário de questionamento do paradigma manicomial a experiência da Psiquiatria Democrática Italiana, empreendida por Franco Basaglia e seus colaboradores, serviu de inspiração à Reforma Psiquiátrica Brasileira e a diversos países, pelo seu caráter inovador e revolucionário.

A negação da instituição psiquiátrica, como também do rótulo do doente, proposta por Basaglia (1985) impulsionou um novo modo de prestar assistência, no qual os trabalhadores do campo da saúde mental pudessem abandonar sua função de carcereiros nos antigos manicômios, guardiões de uma suposta normalidade. Nesta perspectiva de ruptura com o modelo vigente, ganha força a ideia de que a pessoa deve ser abordada em sua inteireza, sem reduzi-la exclusivamente a um conjunto de sintomas psicopatológicos, e que toda prática de cuidado deveria ocorrer, como afirma Rotelli, Leonardis e Maurí (2001), em um contexto de liberdade e não de confinamento e autoritarismo. 

Considerando o Movimento da Reforma Psiquiátrica brasileira, avalie as afirmações abaixo.

I. Tal movimento impulsionou, no Brasil, uma mudança na forma de cuidar das pessoas que apresentam transtornos mentais.

II. A Reforma Psiquiátrica acreditava no cuidado das pessoas centrado no hospital psiquiátrico e na figura do médico.

III. Poucas pessoas foram a favor do Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil.

IV. Tal movimento mostrou que os pacientes com transtornos mentais demandam cuidados mais ampliados, para além da dimensão clínica.

É correto apenas o que se afirma em: 

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e IV. Justificativa: A afirmação I está correta, pois a Reforma Psiquiátrica brasileira impulsionou uma mudança na forma de cuidar das pessoas com transtornos mentais, buscando a desinstitucionalização e a humanização do tratamento. A afirmação II está incorreta, pois a Reforma Psiquiátrica brasileira questionou o modelo centrado no hospital psiquiátrico e na figura do médico, buscando uma abordagem mais ampla e integrada. A afirmação III está incorreta, pois o Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil contou com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo profissionais de saúde, usuários e familiares, além de ter sido apoiado por organizações internacionais. A afirmação IV está correta, pois a Reforma Psiquiátrica brasileira defendeu a necessidade de cuidados mais ampliados, que considerem não apenas a dimensão clínica, mas também a social, cultural e subjetiva dos pacientes.

0
Dislike0
User badge image

Tamiris Neres

é a 3


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais