Buscar

A respeito do pensamento desses doutrinadores, analise as seguintes afirmativas: I. Mireille Delmas-Marty propõe a trilogia do saber, querer e pode...

A respeito do pensamento desses doutrinadores, analise as seguintes afirmativas:
I. Mireille Delmas-Marty propõe a trilogia do saber, querer e poder na refundação dos poderes, em que o processo cívico de refundação impulsiona um contrato social mundial e o processo jurídico de construção de um estado de direito mundial, sem deixar de lado os valores, que é a condição para o pluralismo ordenado.
II. Para Boaventura de Sousa Santos, o universalismo que queremos hoje é aquele que tenha, como ponto em comum, a dignidade humana. A partir desse aspecto, surgem muitas diferenças e que devem ser respeitadas. Temos o direito de sermos iguais quando a diferença não inferioriza, e o direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.
III. Para Jürgen Habermas, um dos filósofos e sociólogos mais renomados da contemporaneidade, essa crise entre a noção política de cidadania e a noção histórico-cultural de nação não poderá ser superada.
IV. Para Liszt Vieira, atualmente, a solidariedade que constitui a base da cidadania possui aspectos culturais relevantes, uma vez que influenciam nas identidades nacional ou de classe.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

PROVA - PROTEÇÃO JURÍDICA DA CIDADANIA - 41-2024
6 pág.

Gestão Pública UniCesumarUniCesumar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I e II, apenas. A afirmativa I está correta, pois Mireille Delmas-Marty propõe a trilogia do saber, querer e poder na refundação dos poderes, em que o processo cívico de refundação impulsiona um contrato social mundial e o processo jurídico de construção de um estado de direito mundial, sem deixar de lado os valores, que é a condição para o pluralismo ordenado. A afirmativa II também está correta, pois Boaventura de Sousa Santos defende que o universalismo deve ter como ponto em comum a dignidade humana, respeitando as diferenças. As afirmativas III e IV estão incorretas, pois Jürgen Habermas não defende que a crise entre a noção política de cidadania e a noção histórico-cultural de nação não poderá ser superada, e Liszt Vieira não defende que a solidariedade que constitui a base da cidadania possui aspectos culturais relevantes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais