Buscar

Há poucas dúvidas de que o estilo de vida contemporâneo tenha sido crucialmente influenciado pelas transformações que nele foram instauradas pelo a...

Há poucas dúvidas de que o estilo de vida contemporâneo tenha sido crucialmente influenciado pelas transformações que nele foram instauradas pelo advento da fotografia. Em textos impressos, a palavra é o elemento fundamental, enquanto os fatores visuais, como cenário físico, o formato e a ilustração, são secundários ou necessários apenas como apoio. Nos modernos meios de comunicação acontece exatamente o contrário. O visual predomina, o verbal tem a função de acréscimo." (DONDIS, 1991, p. 12)

"Como a percepção da cor é o mais emocional dos elementos específicos do processo visual, ela tem grande força e pode ser usada com muito proveito para expressar e intensificar a informação visual. A cor não apenas tem significado universalmente compartilhado através da experiência, como também um valor informativo específico, que se dá através dos significados simbólicos a ela vinculados. Além do significado cromático extremamente permutável da cor, cada um de nós tem suas preferência pessoais por cores específicas." (DONDIS, 1991, p.70)

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Com base no texto cima e seus conhecimentos de Expressão Visual responda:


De que forma a fotografia, a escola Bauhaus e a predominância do elemento visual nos meios de comunicação contemporâneos influenciaram o estilo de vida atual? Como a percepção da cor pode ser utilizada para intensificar a informação visual e quais são os seus significados simbólicos universalmente compartilhados e pessoais?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto, a fotografia, a escola Bauhaus e a predominância do elemento visual nos meios de comunicação contemporâneos influenciaram o estilo de vida atual ao tornar o visual mais importante do que o verbal, o que pode ser observado na publicidade, na moda, na arquitetura, entre outros. A percepção da cor pode ser utilizada para intensificar a informação visual, pois ela tem grande força e pode ser usada com muito proveito para expressar e intensificar a informação visual. Além disso, a cor tem significado universalmente compartilhado através da experiência, como também um valor informativo específico, que se dá através dos significados simbólicos a ela vinculados. Cada cor tem seus próprios significados simbólicos, como o vermelho que pode representar paixão, amor, perigo, entre outros, e cada pessoa tem suas preferências pessoais por cores específicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais