Buscar

faça o gabarito para: 1. Quais dos documentos a seguir são referenciados na Lei de Diretrizes e Bases n.º 9.394/96 como menção a responsabilidades ...

faça o gabarito para:

1. Quais dos documentos a seguir são referenciados na Lei de Diretrizes e Bases n.º 9.394/96 como menção a responsabilidades de estudantes e responsáveis?


a) Projeto Político Pedagógico e Parâmetros Curriculares Nacionais.

b) Conselho Nacional de Educação e Regimento Interno Escolar.

c) Estatuto da Criança e do Adolescente e Conselhos Escolares.

d) Constituição Federal e Regimento Interno Escolar.


2. O ensino tem uma intencionalidade, persegue certos ideais e costuma ser praticado apoiando-se em conhecimentos sobre como funciona a realidade na qual intervém. Se o ensino é uma ação intencional, dirigida para algum fim, ele deve ter uma lógica, ainda que não existam planos absolutamente seguros que se possa pensar num único caminho possível para desenvolvê-lo. Sobre o planejamento no ensino, marque a alternativa CORRETA:

 

a) Se apoia em detalhes minuciosos.

b) É concebido por planos absolutamente seguros.

c) Se apoia em experiências prévias.

d) É concebido pela intuição.


3. Uma prática docente qualificada se destaca por vários fatores. Dentre eles, podemos citar a projeção de uma metodologia, a qual promova situações de aprendizagens bem estruturadas e significativas aos alunos. Dessa forma, deve-se levar em consideração o interesse e o conhecimento prévio dos alunos na/para a ampliação de seus conhecimentos.

Nesse sentido, o professor deve compreender a importância de:

 

a) solicitar que os alunos decorem tópicos da aula para apresentar aos colegas no próximo dia.

b) levar a aula toda pronta, descartando a possibilidade de qualquer mudança.

c) solicitar aos alunos que revisem toda a aula ao chegarem em casa, a fim de “gravar” melhor o conteúdo ensinado.

d) despertar o desejo do saber dos alunos.


4. O plano dos professores(as) não consiste na execução de certas práticas ajustadas a normas técnicas. Ele consiste na realização dessas operações dos mais diversos modos, referentes a certa parcela do currículo, a alguns alunos(as), a uma situação etc. Para elaborar o plano, o professor deve:

a) antecipar as consequências possíveis da opção escolhida.

b) estabelecer um contexto fictício no qual simulará a sua atuação.

c) eliminar alternativas e se focar em uma possibilidade.

d) refletir sobre a prática durante a sua execução.


5. Analise as alternativas a seguir, assinalando a verdadeira a respeito dos teóricos do pensamento liberal e seus princípios:

a) John Locke (criador da Didática Magna) e Voltaire (uso da literatura para educação moral).

b) Durkheim (defensor da educação para o que a sociedade precisa) e Montesquieu (defensor da liberdade de mercado).

c) Comenius (criador da Didática Magna) e Rousseau (criador da Casa Giocosa).

d) Vitório Del Feltre (criador da Casa Giocosa) e Montesquieu (teoria dos três poderes autorreguláveis).

e) Adam Smith (defensor da liberdade de mercado) e Rousseau (defensor da diferença entre a identidade infantil e a adulta).


6. Analise as alternativas e assinale a que representa uma atribuição do trabalho docente na instituição educacional em que atua com as políticas educacionais vigentes.

a) Ser membro do Conselho Municipal de Educação.

b) Ser parte constituinte das reuniões para pais e responsáveis.

c) Administrar junto à gestão escolar os recursos financeiros de verbas federais e municipais.

d) Participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico.


7. Quanto à influência das teorias e tendências pedagógicas na formação dos professores, é correto afirmar que:

a) As tendências pedagógicas são importantes porque determinam a organização do sistema de mercado do país.

b) Essas tendências pedagógicas não interferem na formação nem na prática docente, visto que já foram ultrapassadas e substituídas por outros ideais mais modernos e eficazes.

c) As tendências pedagógicas devem ser analisadas pelo viés educativo, sem a interferência política do sistema de mercado, visto que a escola é uma instituição neutra.

d) As tendências pedagógicas mostram como os cursos de formação docente são falhos e insuficientes na capacitação dos professores para o sucesso na aprendizagem de seus alunos.

e) Essas tendências pedagógicas indicam os objetivos e finalidades da escola, da aprendizagem e do trabalho docente, direcionando atividades e metodologias de aprendizagem.


8. A Europa dos séculos XVI e XVII é marcada por uma verdadeira revolução na economia e na política; é o fim do feudalismo e a ascensão do comércio que muda a maneira como as riquezas são adquiridas e acumuladas. Como conseqüência imediata, há profundas transformações na organização social e também na educação.

Analise as sentenças a seguir, e assinale a alternativa que indica apenas as sentenças corretas a respeito das consequências dessas mudanças no campo da educação.

I. Os ideais liberais de separação entre a prática religiosa e a educação colaboraram para o desenvolvimento do pensamento investigativo sobre o mundo e a vida, promovendo a expansão da ciência.

II. A educação não sofreu mudanças consideráveis com os princípios liberais, visto que permaneceu sendo um direito especial da nobreza e do clero no continente europeu.

III. As contradições encontradas no campo da economia e da política entre os pensadores liberais não se aplicam à educação, já que há consenso sobre as diretrizes necessárias nessa área.

IV. De modo geral, o pensamento liberal está focado na educação de todas as classes sociais como forma de estruturar uma nova ordem social de acordo com seus princípios.

São corretas:

a) II, III e IV.

b) I e II.

c) II e IV.

d) III e IV.

e) II e III.


9. Na educação brasileira, o pensamento liberal se manifestou em tendências pedagógicas distintas, seguindo as interpretações diferenciadas dos estudiosos da área para as necessidades educacionais no País. Leia atentamente as afirmações abaixo, destacando as verdadeiras a respeito das correntes ideológicas liberais no Brasil, segundo Libâneo e Saviani.

I. As tendências pedagógicas liberais brasileiras podem ser classificadas como: tradicional, tecnicista, renovada e renovada não-diretiva, sendo que cada uma delas procura concentrar suas atividades nos interesses e nas ações dos alunos, ensinando-os a aprender por meio dos sentimentos e da observação do meio.

II. As tendências pedagógicas brasileiras podem ser classificadas como progressistas (que analisam criticamente a educação no sistema capitalista) ou liberais (que ignoram as consequências do sistema de separação de classes sociais na educação popular).

III. A tendência pedagógica liberal tecnicista toma o aluno como sujeito passivo, treinando-o para se enquadrar ao sistema produtivo de maneira competente e obediente.

IV. A tendência pedagógica liberal tecnicista toma o aluno como sujeito passivo, transmitindo a ele os padrões e modelos da cultura geral, de maneira lógica e sistematizada. O aprendizado ocorre por atividades de sensibilidade e afeto.

São corretas:

a) I e II.

b) III e IV.

c) II e IV.

d) II, III e IV.

e) II e III.


10. O conceito de currículo deve ser entendido a partir de diversas perspectivas, e a ação de seu planejamento pode significar pretensões e ações distintas. Portanto, não existe uma fórmula universal válida de planejar os currículos. Sobre os currículos, marque a alternativa CORRETA:

a) O currículo revela pretensões educativas.

b) O currículo é o que nele está expresso.

c) O currículo deve ser estabelecido isoladamente.

d) O currículo é um termo de significado bem definido.


Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina