Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
"Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:

a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente.
c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.
d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para entender a afirmativa de Winston Churchill e a continuidade dos problemas entre as duas guerras, precisamos analisar as opções apresentadas e como elas se relacionam com os conflitos e tensões que surgiram após a Primeira Guerra Mundial. a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos - Esta opção reflete bem os problemas que surgiram após a Primeira Guerra, onde o nacionalismo exacerbado e a competição por recursos e mercados contribuíram para tensões internacionais. b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente - Embora o imperialismo tenha sido um fator importante, a China não foi um dos principais focos de tensão que levaram à Segunda Guerra Mundial. c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena - A questão da Alsácia-Lorena foi mais relevante na Primeira Guerra, mas não é um dos principais problemas que levaram à Segunda Guerra. d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo - Embora a oposição ideológica tenha sido um fator, não é tão diretamente relacionado aos problemas não resolvidos da Primeira Guerra. e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima - A divisão da Alemanha após a Primeira Guerra foi um fator, mas a política agressiva de expansão marítima não é o principal problema identificado. Dentre as opções, a que melhor representa a continuidade de problemas não solucionados que contribuíram para a eclosão da Segunda Guerra Mundial é: a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos a alternativa A) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um mapa de escala 1:300.000 apresenta uma distância de 15 cm entre os pontos A e B. Dessa forma, a correta distância entre esses dois pontos, na realidade, é:

a) 30 km
b) 45 km
c) 75 km
d) 90 km
e) 150 km

Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados. A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?
a) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.
b) Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos.
c) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente.
d) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos.
e) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

Mais conteúdos dessa disciplina