Logo Passei Direto
Buscar
A ideologia desenvolvimentista vincula-se a uma concepção fundada na teoria da modernização, que explica o subdesenvolvimento como um estágio de transição entre tempos históricos distintos. Sob a influência da ideologia desenvolvimentista modernizadora, a participação redimensiona-se para além de uma atitude inerente ao processo de ajuda, constituindo-se uma esfera programática da intervenção profissional nas:
políticas públicas.
situações emergenciais.
relações sociais.
particularidades individuais.
estruturas consolidadas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é "políticas públicas". A ideologia desenvolvimentista modernizadora defende que o subdesenvolvimento é um estágio de transição entre tempos históricos distintos e que a intervenção profissional deve ser feita por meio de políticas públicas para promover o desenvolvimento econômico e social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de desenvolvimento da profissão do Serviço Social, que se deu entre 1947 e 1961, recebeu uma forte influência do Serviço Social norte americano, período denominado de metodologismo e desenvolvimentismo. Quais as principais características do desenvolvimentismo no Brasil?
Forte discurso nacionalista, preocupação com a emancipação humana e aversão ao capital estrangeiro.
Apego às tradições políticas e econômicas, esforço pela manutenção dos aspectos nacionais e culturais brasileiros, desenvolvimento das áreas rurais do País.
Desenvolvimento de Comunidades, especialmente as rurais, com uso exclusivo do capital nacional, forte discurso de clamor à organização da classe trabalhadora.
Busca de superação do atraso e subdesenvolvimento por meio da retomada da agricultura nacional, relegando a segundo plano a industrialização do País.
Busca da expansão econômica pela aceleração do processo de industrialização e geração de riquezas nacionais a partir do capital estrangeiro, como estratégia fundamental para erradicação do atraso e subdesenvolvimento.

De que forma as estruturações econômico, sociais e políticas na Era Vargas contribuíram para a profissionalização do Serviço Social?
Não houve relação direta entre o surgimento das primeiras instituições sociais e assistenciais e a profissionalização do Serviço.
Por meio do apoio da Igreja Católica e do movimento laico.
Por meio da pressão popular e movimentos reivindicatórios da classe trabalhadora.
Por meio da relação de assalariamento e ampliação do mercado de trabalho, estimulando a formação profissional.
Por meio da iniciativa filantrópica da burguesia.

Mais conteúdos dessa disciplina