Buscar

QUESTÃO 06-CONSULTEC/JL/TJ BA/2010 Sobre a eficácia da lei penal no tempo, é correto afirmar: a) Não há crime sem lei anterior que o defina, nem p...

QUESTÃO 06-CONSULTEC/JL/TJ BA/2010 Sobre a eficácia da lei penal no tempo, é correto afirmar:

a) Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. Esse princípio não se aplica às leis excepcionais ou temporárias.
b) A lei temporária, embora decorrido o período de sua duração, aplica-se aos fatos praticados durante sua vigência.
c) A lei posterior, que de qualquer modo favorece o agente, aplica-se aos fatos anteriores, desde que não decididos por sentença condenatória transitada em julgado, em face do Art. 5o, XXXVI, da Constituição.
d) Pelo Código Penal, sempre vai ser aplicada a lei mais benéfica, mesmo que sua revogação seja anterior à prática da infração penal.
e) O Código Penal adotou a teoria da ubiquidade, no que diz respeito ao tempo do crime.

Essa pergunta também está no material:

100 QUESTÕES DE DIREITO PENAL -CFO-PMBA
21 pág.

Normas Abnt Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. Esse princípio não se aplica às leis excepcionais ou temporárias." Isso significa que não pode haver punição sem que haja uma lei que defina o crime e a pena correspondente. No entanto, essa regra não se aplica a leis temporárias ou excepcionais.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina