Logo Passei Direto
Buscar

O número de mol existente em 160 g de hidróxido de sódio (NaOH) é: Dados: Na=23; O=16; H=1. a) 4 b) 3 c) 5 d) 1 e) 2

User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para calcular o número de mols de hidróxido de sódio (NaOH) em 160 g, precisamos primeiro determinar a massa molar do NaOH. A massa molar é a soma das massas atômicas dos elementos que compõem a molécula: - Na (sódio) = 23 g/mol - O (oxigênio) = 16 g/mol - H (hidrogênio) = 1 g/mol Agora, somamos: Massa molar do NaOH = 23 + 16 + 1 = 40 g/mol Agora, podemos calcular o número de mols usando a fórmula: Número de mols = massa (g) / massa molar (g/mol) Substituindo os valores: Número de mols = 160 g / 40 g/mol = 4 mols Portanto, a resposta correta é: a) 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular o número de mol de NaOH em 160 g, precisamos primeiro calcular a massa molar do composto. Massa molar do NaOH = (1 x 23) + (1 x 16) + (1 x 1) = 40 g/mol Agora podemos calcular o número de mol: n = m / MM n = 160 g / 40 g/mol n = 4 mol Portanto, a alternativa correta é a letra A) 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo BACCAN et al. (1946), POMBEIRO (2003) e SKOOG et al. (2006) por ser um instrumento delicado que deve ser manipulado com extremo cuidado, algumas regras devem ser seguidas para se trabalhar uma balança analítica, independentemente, de sua marca ou modelo. Sobre essas regras, está incorreta a informação em: Manter sempre as laterais da câmara de pesagem abertas, quando se faz a leitura do peso; Usar luvas ou papéis para segurar objetos secos, não transferindo assim a eles a umidade das mãos; Proteger a balança contra corrosão. Objetos a serem colocados, no prato, devem limitar-se a metais nãoreativos, plásticos não-reativos e materiais vítreos; Nunca colocar ou retirar objetos do prato de uma balança sem que esta esteja travada; Evitar ligar equipamentos de ar-condicionado ou qualquer outro que gere corrente de ar no interior da sala da balança.

a) Manter sempre as laterais da câmara de pesagem abertas, quando se faz a leitura do peso;
b) Usar luvas ou papéis para segurar objetos secos, não transferindo assim a eles a umidade das mãos;
c) Proteger a balança contra corrosão. Objetos a serem colocados, no prato, devem limitar-se a metais nãoreativos, plásticos não-reativos e materiais vítreos;
d) Nunca colocar ou retirar objetos do prato de uma balança sem que esta esteja travada;
e) Evitar ligar equipamentos de ar-condicionado ou qualquer outro que gere corrente de ar no interior da sala da balança.

Em um laboratório de análises químicas, solicitou-se ao técnico o preparo e a padronização de soluções de hidróxido de sódio (NaOH) e ácido clorídrico (HCl), ambas na concentração de 0,1 mol L-1 . Dessa forma, o técnico procedeu a pesagem da massa de NaOH calculado em um béquer e dissolveu em água destilada, agitando com o auxílio de um bastão de vidro. Transferiu a solução para um balão volumétrico e completou-o com água até a marca da aferição. Posteriormente, mediu um volume adequado de solução concentrada de ácido clorídrico e transferiu para um balão volumétrico preenchido parcialmente com água destilada, completando o volume com água até a marca da aferição. A padronização da solução de NaOH foi feita por titulometria, utilizando biftalato de potássio como padrão. Em seguida, o técnico utilizou essa solução padronizada para descobrir a concentração verdadeira da solução de HCl, também por titulometria. Analisando esse procedimento, é CORRETO afirmar:

a) O composto biftalato de potássio é um padrão secundário e a solução de NaOH não pode ser utilizada como um padrão para a solução de HCl.
b) O composto biftalato de potássio e a solução de NaOH são padrões primários.
c) O composto biftalato de potássio é um padrão primário e a solução de NaOH é um padrão secundário.
d) O composto biftalato de potássio é um padrão secundário e a solução de NaOH é um padrão primário.
e) O composto biftalato de potássio e a solução de NaOH são padrões secundários.

Os métodos espectroscópicos são métodos que utilizam feixes luminosos de variadas energias capazes de provocar um fenômeno na amostra tais como rotação, vibração molecular, excitação eletrônica entre outros. Marque a opção que explica corretamente os conceitos de absorvância e transmitância em análises espectroscópicas.

a) A absorvância se relaciona com a transmitância de forma logarítmica: T = -logAbs. A transmitância mede a energia transmitida pela fonte e que atinge a amostra.
b) A absorvância é a propriedade que mede a quantidade de energia absorvida pelo detector do equipamento. Esta energia é utilizada para o cálculo de concentração através da Lei de Lambert - Beer.
c) A absorvância se relaciona com a transmitância de forma logarítmica: A = -logT. A transmitância mede a energia transmitida pela amostra e que atinge o detector.
d) A absorvância é a propriedade que mede a quantidade de energia absorvida pelo detector do equipamento. Esta energia é utilizada para a qualificação das amostras: a região de absorção revela a natureza da amostra que absorve.
e) A absorvância se relaciona com a transmitância de forma logarítmica: T = -logAbs. A absorvância mede a energia absorvida pela amostra e sua unidade usualmente é em % de absorção.

Mais conteúdos dessa disciplina