Buscar

Explicando o cenário literário do Romantismo brasileiro e o fragmento do poema “I-Juca Pirama”, de Gonçalves Dias, assinale a alternativa correta. ...

Explicando o cenário literário do Romantismo brasileiro e o fragmento do poema “I-Juca Pirama”, de Gonçalves Dias, assinale a alternativa correta.
a.O poema critica a violência característica dos indígenas, como mostra o verso “são rudos, severos, sedentos de glória”.
b.O poema caracteriza o herói romântico e apresenta rimas voltadas à exaltação da mulher amada, característica do Romantismo.
c.O poema representa a colonização dos indígenas como povos primitivos diante do povo português civilizado.
d.O poema manifesta desprezo pelo indígena, considerando o primitivismo diante da civilização ambicionada pelo Romantismo.
e.O poema apresenta linguagem exaltada, com ritmo e dimensão sonora, intencionando realizar uma representação heroica dos indígenas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliativa Literatura e Cultura
2 pág.

Introdução à Literatura e Cultura Brasileira Universidade Virtual do Estado de São PauloUniversidade Virtual do Estado de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Romantismo brasileiro foi um movimento literário que ocorreu no Brasil no século XIX, marcado pela valorização da emoção, da subjetividade e da natureza. O fragmento do poema “I-Juca Pirama”, de Gonçalves Dias, apresenta um indígena como herói, o que é característico do Romantismo. Dessa forma, a alternativa correta é a letra e: "O poema apresenta linguagem exaltada, com ritmo e dimensão sonora, intencionando realizar uma representação heroica dos indígenas." O poema exalta a figura do indígena, apresentando-o como um herói que luta pela sua tribo e pela sua honra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais