Buscar

Ernest Rutherford, em 1899, por meio de uma experiência simples, contribuiu para elucidar a natureza da radioatividade. Uma amostra do material rad...

Ernest Rutherford, em 1899, por meio de uma experiência simples, contribuiu para elucidar a natureza da radioatividade. Uma amostra do material radioativo foi colocada dentro de um recipiente de chumbo contendo um orifício. A radiação produzia um ponto brilhante em uma placa de sulfeto de zinco, colocada diante do orifício. Sob a ação de um campo magnético, o feixe de radiação repartia-se em três, que foram denominadas radiação alfa, beta e gama.

 

Considerando o texto avalie as afirmativas a seguir:

I Em 1909, Rutherford e Soddy demonstraram que a radiação a (alfa) era constituída por núcleos de hélio, com dois prótons e dois nêutrons, apresentando, portanto, duas cargas positivas.

 

II A radiação ß (beta) foi, posteriormente, identificada como sendo constituída por elétrons. Tanto as partículas a como as partículas ß eram emitidas com altas velocidades, demonstrando que uma grande quantidade de energia estava armazenada no átomo.

 

III Foi observado, também, que a radiação gama (¿) não era desviada de sua trajetória sob a ação do campo magnético e apresentava as mesmas características dos raios-X, ou seja, uma onda eletromagnética de alta energia.

 

IV A natureza das radiações emitidas é característica das propriedades nucleares do nuclídeo que está se desintegrando, denominado nuclídeo pai. O nuclídeo pai, ao se desintegrar, dá origem ao nuclídeo filho.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

  • a)
  • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • b)
  • Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • c)
  • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • d)
  • Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • e)
  • As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. Em 1909, Rutherford e Soddy demonstraram que a radiação alfa era constituída por núcleos de hélio, com dois prótons e dois nêutrons, apresentando, portanto, duas cargas positivas. - Correta. II. A radiação beta foi, posteriormente, identificada como sendo constituída por elétrons. Tanto as partículas alfa como as partículas beta eram emitidas com altas velocidades, demonstrando que uma grande quantidade de energia estava armazenada no átomo. - Correta. III. Foi observado, também, que a radiação gama não era desviada de sua trajetória sob a ação do campo magnético e apresentava as mesmas características dos raios-X, ou seja, uma onda eletromagnética de alta energia. - Correta. IV. A natureza das radiações emitidas é característica das propriedades nucleares do nuclídeo que está se desintegrando, denominado nuclídeo pai. O nuclídeo pai, ao se desintegrar, dá origem ao nuclídeo filho. - Correta. Portanto, a alternativa correta é: "e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas."

1
Dislike0
User badge image

Glaucia Sleiman

a resposta esta correta corrigido pelo ava

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais