Buscar

Marque com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmacoes abaixo, acerca dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Método, Ideologia e Ética nas Org...

Marque com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmacoes abaixo, acerca dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Método, Ideologia e Ética nas Organizações.
1 (F) O termo injustiça social tem o papel de reconhecer o direito de cada um de forma mais igualitária, não no sentido necessariamente da propriedade (de todos terem as mesmas posses), mas que os indivíduos possam exercer seus direitos de escolha.
2 (V) Nos países em desenvolvimento, vemos o hiato entre ricos e pobres se expandir, mantendo para aos primeiros o acesso às “benesses” do mundo globalizado, enquanto que os pobres e miseráveis convivem com carências sociais cada vez mais incongruentes com a moderna realidade do mundo contemporâneo.
3 (V ) O princípio da vida moral na Antiguidade afirmava que o homem é, por natureza, um ser racional, o que significa dizer que o comportamento ético implica controlar as paixões e agir em conformidade com a razão, que conhece a Virtude e o Bem.
4 ( V ) É nosso dever como cidadãos, como cientistas, como técnicos e profissionais em geral, o de ficarmos atentos aos desdobramentos e impactos das inovações tecnológicas e cobrarmos do poder público, através de nossos representantes, o acompanhamento e discussões de interesse coletivo destas questões.
5 (F) O desenvolvimento da tecnociência acarretou a oferta de tecnologias que possibilitam ganhos econômicos mais elevados e imediatos, no entanto, não provocam a degradação do meio ambiente ou impactam sobre o modo vida das pessoas.
6 (V) O trabalho análogo ao escravo possui características nas quais o trabalhador não tem liberdade para deixar o emprego. Há várias formas de coação para que o trabalhador fique sempre com uma dívida a ser paga com sua servidão.
7 ( F) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), refere-se às necessidades físicas e materiais inerentes a uma condição mínima de vida digna dos indivíduos, como alimentação, moradia, transporte, saúde, educação e vestuário.
8 (V) A expropriação dos meios que garantiam aos trabalhadores formas autônomas de subsistência deu à economia capitalista nascente a possibilidade de comprar de tais trabalhadores sua força de trabalho, o que possibilitou ao capitalista produzir, além dos produtos do trabalho, mais-valia.
9 ( F ) A moral representa o conjunto de valores adotados por um grupo social, de forma a estabelecer, por consequência, uma distinção entre o que o grupo julga ser o bem e a virtude e aquilo que ele considera ser o mal e o vício, aqui incluídas as noções de violência e crime. Apesar da autonomia do agente moral, a moral é individual e faz parte do substrato cultural da sociedade.
10 (F) Reflexões a respeito do consumo consciente procuram discutir o consumo em todas as suas implicações, já que o ato de consumo se restringe apenas à compra do bem ou serviço, ou seja, não leva em consideração os efeitos da decisão e do ato de consumo.

Essa pergunta também está no material:

AP3- METODO IDEOLOGIA E ETICA 2023-1 - GABARITO
2 pág.

Método, Ideologia e Ética nas Organizações

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. F 2. V 3. V 4. V 5. F 6. V 7. F 8. V 9. F 10. F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais