Buscar

Estão corretas as afirmativas que seguem sobre texto e textualidade, EXCETO: O fator de textualidade chamado informatividade refere-se não à quanti...

Estão corretas as afirmativas que seguem sobre texto e textualidade, EXCETO:
O fator de textualidade chamado informatividade refere-se não à quantidade de informações, mas à suficiência delas para que o texto seja entendido e desperte o interesse do leitor.
Além da coesão e da coerência, o fator pragmático que equivale às peculiaridades de cada ato comunicativo, dentre os quais o contexto sociocultural, constitui-se característica da textualidade.
A intencionalidade é um dos fatores pragmáticos próprio do emissor, porque reflete seu empenho em construir um texto coerente e coeso para atingir o objetivo que tem em mente, numa determinada situação comunicativa.
Texto é uma ocorrência linguística, falada ou escrita de extensão definida em laudas, caracterizada pela unidade entre os segmentos textuais.

Essa pergunta também está no material:

Português Instrumental II
4 pág.

Português Instrumental II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa correta é: "Texto é uma ocorrência linguística, falada ou escrita de extensão definida em laudas, caracterizada pela unidade entre os segmentos textuais." Isso porque a definição de texto apresentada está incorreta, já que a extensão do texto não é necessariamente definida em laudas, mas sim pela sua coerência e coesão entre os segmentos textuais. As outras afirmativas estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais