Buscar

“[...] onde há poder há também contrapoder, que considero a capacidade de os atores sociais desafiarem o poder embutido nas instituições da socieda...

“[...] onde há poder há também contrapoder, que considero a capacidade de os atores sociais desafiarem o poder embutido nas instituições da sociedade com o objetivo de reivindicar a representação de seus próprios valores e interesses. Todos os sistemas institucionais refletem as relações de poder e seus limites, tal como negociados por um interminável processo histórico de conflito e barganha. A verdadeira configuração do Estado e de outras instituições que regulam a vida das pessoas depende dessa constante: interação de poder e contrapoder.”

Fonte: CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. São Paulo: Zahar, 2017. p. 13. (Adaptado).

 

As tensões sociais e políticas presentes nas redes trouxeram novas regras para o jogo de poder entre governantes e governados. Qual foi a principal consequência do surgimento do contrapoder nas redes?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A principal consequência do surgimento do contrapoder nas redes foi a capacidade dos atores sociais desafiarem o poder embutido nas instituições da sociedade, reivindicando a representação de seus próprios valores e interesses. Isso reflete a constante interação de poder e contrapoder, influenciando a configuração do Estado e de outras instituições que regulam a vida das pessoas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais