Buscar

A bomba de sódio-potássio provavelmente é a proteína transportadora mais importante nas células animais porque mantém os gradientes de concentração...

A bomba de sódio-potássio provavelmente é a proteína transportadora mais importante nas células animais porque mantém os gradientes de concentração do Na+ e do K+, através da membrana celular. Esse mecanismo estabelece a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana que é fundamental para as células musculares e nervosas e promove a facilitação da penetração de aminoácidos e açúcares na célula. Pensando nos princípios do funcionamento da bomba de Na/K ATPase, analise as afirmativas a seguir:
I- Funciona de modo que para cada três sódios bombeados para fora, dois potássios são bombeados para o interior da célula.
II- Não há envolvimento de proteínas na transferência de Na+ e K+ através da membrana plasmática.
III- É caracterizada por ser um processo que transporta moléculas contra o seu gradiente de concentração.
IV- O ATP é fosforilado e com isso há uma mudança conformacional da proteína (E), alterando sua afinidade para os diferentes íons.
V- O tipo de transporte utilizado nesse processo é o simporte.
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas II e IV estão corretas.
C As afirmativas III e V estão corretas.
D As afirmativas I, II e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual laboratiro 2
6 pág.

Laboratorio UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa correta é a letra A: "As afirmativas I, III e IV estão corretas." I- Funciona de modo que para cada três sódios bombeados para fora, dois potássios são bombeados para o interior da célula. Essa afirmação está correta, pois a bomba de sódio-potássio bombeia três íons de sódio para fora da célula e dois íons de potássio para dentro da célula. III- É caracterizada por ser um processo que transporta moléculas contra o seu gradiente de concentração. Essa afirmação está correta, pois a bomba de sódio-potássio transporta íons contra o seu gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. IV- O ATP é fosforilado e com isso há uma mudança conformacional da proteína (E), alterando sua afinidade para os diferentes íons. Essa afirmação está correta, pois a bomba de sódio-potássio utiliza a energia do ATP para bombear os íons de sódio e potássio, e essa energia é utilizada para alterar a conformação da proteína e sua afinidade pelos íons. As afirmativas II e V estão incorretas, pois a afirmativa II afirma que não há envolvimento de proteínas na transferência de Na+ e K+ através da membrana plasmática, o que é falso, já que a bomba de sódio-potássio é uma proteína transportadora. A afirmativa V afirma que o tipo de transporte utilizado nesse processo é o simporte, o que é falso, já que a bomba de sódio-potássio realiza um transporte ativo primário, que utiliza a energia do ATP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais