Buscar

4. Explique: a. Ergonomia de correção – atua de maneira restrita, modificando os elementos parciais do posto de trabalho: dimensões, iluminação, ru...

4. Explique:
a. Ergonomia de correção – atua de maneira restrita, modificando os elementos parciais do posto de trabalho: dimensões, iluminação, ruido, temperatura e etc.
b. Ergonomia de concepção – interfere amplamente no projeto o posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, organização do trabalho e formação pessoal.
c. Ergonomia participativa – utiliza as ferramentas da ergonomia de conscientização para que haja o pleno usufruto do projeto de ergonomia econômico, seja esse implementado pela ergonomia de concepção ou de correção.
d. Ergonomia cognitiva – o foco está na carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem-computador, no estrese ocupacional e nos efeitos de treinamento. Engenharia psicológica/impacto dos processos mentais do trabalhador dentro do sistema/processos mentais
e. Ergonomia física – é o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.

Essa pergunta também está no material:

trabalhador 1 unidade
4 pág.

Saúde do Trabalhador Faculdade Maurício de Nassau de AracajuFaculdade Maurício de Nassau de Aracaju

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a. A ergonomia de correção é uma abordagem que visa modificar elementos específicos do posto de trabalho, como dimensões, iluminação, ruído, temperatura, entre outros, para melhorar as condições de trabalho e prevenir lesões e doenças ocupacionais. Essa abordagem é restrita, pois não interfere na concepção do posto de trabalho, mas sim em elementos parciais que podem ser ajustados para melhorar a ergonomia. b. A ergonomia de concepção é uma abordagem mais ampla que interfere no projeto do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, organização do trabalho e formação pessoal. Essa abordagem visa criar um ambiente de trabalho mais ergonômico desde o início, considerando as necessidades e limitações dos trabalhadores. c. A ergonomia participativa utiliza as ferramentas da ergonomia de conscientização para que haja o pleno usufruto do projeto de ergonomia econômico, seja esse implementado pela ergonomia de concepção ou de correção. Essa abordagem envolve a participação ativa dos trabalhadores no processo de melhoria das condições de trabalho, visando a prevenção de lesões e doenças ocupacionais. d. A ergonomia cognitiva tem como foco a carga mental de trabalho, a tomada de decisões, a interação homem-computador, o estresse ocupacional e os efeitos do treinamento. Essa abordagem visa melhorar a eficiência e a segurança do trabalho, considerando os processos mentais do trabalhador dentro do sistema. e. A ergonomia física é o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador. Essa abordagem visa melhorar as condições físicas do trabalho, prevenindo lesões e doenças ocupacionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais