Buscar

Em sua opinião, sambas-enredos podem ser recursos didáticos e ferramentas para o trabalho de formação do leitor na escola? Justifique sua resposta....

Em sua opinião, sambas-enredos podem ser recursos didáticos e ferramentas para o trabalho de formação do leitor na escola? Justifique sua resposta.
Sim. Os principais temas abordados nos sambas de enredos do carnaval deste ano possibilitaram um amplo leque de abordagens temáticas que podem ser contextualizados nas salas de aulas para o enriquecimento cultural do leitor, pois os assuntos temáticos de cada título extraídos dos livros dos renomados autores da literatura brasileira inspirados nos desfiles das escolas de sambas, tiveram como principal objetivo de resgatar a memória, a diversidade cultural dos povos africanos, indígenas, assim como as tribos dos yanomamis para conhecimento dos seus hábitos, costumes e o convívio desses povos originários da floresta amazônica, dentre outros fatos históricos que são importantes para a formação cultural do estudante diante do conhecimento de mundo que os leitores adquirem através das obras literárias que os permite estabelecer uma ponte aérea para embarque no mundo multifacetado de história culturais do nosso país que desconhecemos.

Essa pergunta também está no material:

AD1_2024_01_Literatura_na_formacao_do_leitor_UERJ
6 pág.

Literatura e Formação de Leitores Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Embora os sambas-enredos possam ser uma forma interessante de abordar temas culturais e históricos, acredito que não sejam a melhor ferramenta para o trabalho de formação do leitor na escola. Isso porque, apesar de serem uma forma de expressão cultural importante, os sambas-enredos são compostos para serem cantados e dançados durante o carnaval, e não necessariamente para serem lidos e estudados em sala de aula. Além disso, a linguagem utilizada nos sambas-enredos pode ser bastante específica e regional, o que pode dificultar a compreensão por parte dos alunos que não estão familiarizados com o vocabulário e as referências culturais presentes nas letras. Dessa forma, acredito que existem outras ferramentas mais adequadas para o trabalho de formação do leitor na escola, como a leitura de obras literárias, a análise de filmes e documentários, a realização de debates e discussões em sala de aula, entre outras atividades que possam estimular o interesse dos alunos pela leitura e pelo conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image