Buscar

Na etapa de projeto de adutoras por gravidade, o dimensionamento hidráulico inclui a escolha mais adequada técnica e financeiramente do diâmetro da...

Na etapa de projeto de adutoras por gravidade, o dimensionamento hidráulico inclui a escolha mais adequada técnica e financeiramente do diâmetro da tubulação. A escolha do diâmetro econômico afeta grandemente os custos do projeto, visto que o diâmetro escolhido afeta os custos de assentamento e instalação. Sobre a escolha do diâmetro econômico em adutoras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fim de economizar na escolha do diâmetro adequado de tubulação, em adutoras por gravidade, deve-se buscar por diâmetros em que se possa operar com máximo proveito da seção.
( ) A altura geométrica disponível afeta na escolha do diâmetro econômico, pois deve ser considerada para aproveitar o máximo de carga disponível ao escoamento.
( ) Para o caso de adutora por gravidade, que opera como conduto forçado, a perda de carga total é igual à diferença entre as cotas dos níveis de água no ponto mais alto e no ponto mais baixo, dividido por dois.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Hidraulica e hidrometria
5 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

V, V, F, D. A escolha do diâmetro econômico em adutoras por gravidade deve levar em consideração a operação com máximo proveito da seção, ou seja, deve-se buscar um diâmetro que permita que a água escoe com a menor velocidade possível, evitando assim perdas de carga excessivas e reduzindo os custos de energia. A altura geométrica disponível também afeta na escolha do diâmetro econômico, pois deve ser considerada para aproveitar o máximo de carga disponível ao escoamento. No caso de adutora por gravidade, que opera como conduto livre, a perda de carga total é igual à diferença entre as cotas dos níveis de água no ponto mais alto e no ponto mais baixo, multiplicado pelo coeficiente de perda de carga distribuída.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais