Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
O Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos adotado pela XXI Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 16 de dezembro de 1966 e ratificado e internalizado pelo Brasil no ano de 1992, propõe, de acordo com os países membros, que:
(A) os povos têm direito à autodeterminação, e, em virtude deste direito, determinam com restrições seu estatuto político e asseguram com limites seu desenvolvimento econômico, social e cultural.
(B) a pena de morte, nos países em que ainda exista, será respeitada com limitações, dentre elas a proibição de imposição em casos de crimes cometidos por pessoas menores de 18 anos, nem aplicada a mulheres em estado de gravidez.
(C) a liberdade de opinião sofrerá restrições não previstas em lei, desde que se façam necessárias para assegurar o respeito aos direitos de proteção à segurança nacional.
(D) a pessoa vítima de prisão ilegal terá direito à reparação, salvo quando tiver em período de instabilidade social e for para fim de apuração de fato ou de conduta relacionados à segurança nacional.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos adotado pela XXI Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 16 de dezembro de 1966 e ratificado e internalizado pelo Brasil no ano de 1992, propõe, de acordo com os países membros, que: (B) a pena de morte, nos países em que ainda exista, será respeitada com limitações, dentre elas a proibição de imposição em casos de crimes cometidos por pessoas menores de 18 anos, nem aplicada a mulheres em estado de gravidez.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o efetivo exercício da atividade de advocacia, sua comprovação se dá por meio da:
(A) participação anual mínima em cinco atos privativos de advogado mediante certidão expedida exclusiva- mente por cartórios extrajudiciais.
(B) participação anual mínima em cinco atos privati- vos de advogado mediante certidão de secretarias judiciais.
(C) participação anual mínima em cinco atos privativos de advogado mediante cópia, sem necessidade de autenticação de atos privativos.
(D) participação anual mínima em cinco atos privativos de advogado mediante certidão genérica expedida pelo órgão público no qual o advogado exerça função privativa do seu ofício.

A) participação anual mínima em cinco atos privativos de advogado mediante certidão expedida exclusiva- mente por cartórios extrajudiciais.
B) participação anual mínima em cinco atos privati- vos de advogado mediante certidão de secretarias judiciais.
C) participação anual mínima em cinco atos privativos de advogado mediante cópia, sem necessidade de autenticação de atos privativos.
D) participação anual mínima em cinco atos privativos de advogado mediante certidão genérica expedida pelo órgão público no qual o advogado exerça função privativa do seu ofício.

Sobre as seccionais, assinale a alternativa incorreta.
(A) Os Conselhos Seccionais são compostos de conse- lheiros eleitos proporcionalmente ao número de advogados com inscrição concedida, sendo que, abaixo de 3.000 inscritos, terão direito a apenas 30 membros.
(B) Incluem-se no cálculo da composição dos elegíveis ao Conselho seus ex-Presidentes e o Presidente do Instituto dos Advogados.
(C) Os Conselhos Seccionais são compostos de conse- lheiros eleitos proporcionalmente ao número de advogados com inscrição concedida, sendo que, a partir de 3.000 inscritos, ganha-se mais um membro por grupo completo de 2.000 inscritos, até o limite máximo de 80 membros.
(D) O Conselho Seccional, a delegação do Conselho Fe- deral, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advo- gados, a diretoria e o conselho da Subseção podem ter suplentes, eleitos na chapa vencedora, em núme- ro fixado entre a metade e o total de conselheiros titulares.

A) Os Conselhos Seccionais são compostos de conse- lheiros eleitos proporcionalmente ao número de advogados com inscrição concedida, sendo que, abaixo de 3.000 inscritos, terão direito a apenas 30 membros.
B) Incluem-se no cálculo da composição dos elegíveis ao Conselho seus ex-Presidentes e o Presidente do Instituto dos Advogados.
C) Os Conselhos Seccionais são compostos de conse- lheiros eleitos proporcionalmente ao número de advogados com inscrição concedida, sendo que, a partir de 3.000 inscritos, ganha-se mais um membro por grupo completo de 2.000 inscritos, até o limite máximo de 80 membros.
D) O Conselho Seccional, a delegação do Conselho Fe- deral, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advo- gados, a diretoria e o conselho da Subseção podem ter suplentes, eleitos na chapa vencedora, em núme- ro fixado entre a metade e o total de conselheiros titulares.

Com relação aos honorários dos advogados, assinale a opção correta.
(A) Quando o contrato de honorário adotar a cláusula de quota litis, os honorários devem ser necessariamen- te representados por pecúnia, e, quando acrescidos dos honorários da sucumbência, não podem ser su- periores às vantagens advindas em favor do consti- tuinte ou do cliente.
(B) A participação do advogado em bens particulares de cliente não é admitida, mesmo que contratado por escrito.
(C) Os honorários da sucumbência excluem os contra- tados, não devendo ser levados em conta no acerto final com o cliente ou constituinte.
(D) Os honorários profissionais devem ser fixados com moderação, atendidos alguns elementos, tais como a relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade das questões versadas, o trabalho e o tempo neces- sários, excetuado o renome do profissional.

A) Quando o contrato de honorário adotar a cláusula de quota litis, os honorários devem ser necessariamen- te representados por pecúnia, e, quando acrescidos dos honorários da sucumbência, não podem ser su- periores às vantagens advindas em favor do consti- tuinte ou do cliente.
B) A participação do advogado em bens particulares de cliente não é admitida, mesmo que contratado por escrito.
C) Os honorários da sucumbência excluem os contra- tados, não devendo ser levados em conta no acerto final com o cliente ou constituinte.
D) Os honorários profissionais devem ser fixados com moderação, atendidos alguns elementos, tais como a relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade das questões versadas, o trabalho e o tempo neces- sários, excetuado o renome do profissional.

Scobby, Presidente da Câmara dos Deputados, deseja concorrer à reeleição para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, qual seja, a Presidência da Câmara dos Deputados, ainda na mesma legislatura. Com base no caso em análise, marque a alternativa correta.

A) O mandato de Scobby é de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.
B) O mandato de Scobby é de 2 (dois) anos, sendo permitida uma recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.
C) O mandato de Scobby é de 4 (quatro) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.
D) O mandato de Scobby é de 4 (quatro) anos, sendo permitida uma recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

Uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do estado X dispôs que cabe ao Poder Judiciário aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia, contrariando a Súmula Vinculante 37. Conforme a Constituição Federal, marque a alternativa correta.
(A) A medida adequada contra a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Estado X é a Reclamação Constitucional.
(B) A medida adequada contra a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Estado X é a Arguição de descumprimento de preceito fundamental.
(C) A medida adequada contra a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Estado X é o Recurso Extraordinário.
(D) A medida adequada contra a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Estado X é a Ação Direta de Inconstitucionalidade.

De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.
(A) Lei estadual que disponha sobre bloqueadores de sinal de celular em presídio é constitucional.
(B) A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são de competência concorrente entre a União, os Estados e o DF.
(C) É inconstitucional lei estadual que obrigue a divulgação de fotos de crianças desaparecidas em jornais e TVs.
(D) Os estados-membros não detêm a competência administrativa para explorar loterias.

Mais conteúdos dessa disciplina