Buscar

As elites políticas brasileiras no período que antecedeu a Independência apresentavam algumas divergências sobre como deveria se dar o processo de ...

As elites políticas brasileiras no período que antecedeu a Independência apresentavam algumas divergências sobre como deveria se dar o processo de construção dessa nova nação. Por outro lado em alguns momentos foram capazes de agir de forma unitária para preservar interesses. Sobre esses momentos é CORRETO afirmar que:

a. Um momento claro de unidade foi na atuação para convencer o príncipe regente Pedro I a permanecer no Brasil quando foi convocado a retornar a Portugal.
b. Era consenso entre essas elites a importância de retomar a relação de colonização com Portugal como forma de ganhar mais poder econômico.
c. É totalmente perceptível quando o assunto era romper ou não romper com Portugal imediatamente.
d. As elites locais sempre tiveram acordo sobre adotar a monarquia como forma de governo.
e. Embora as divergências, estavam todos esses grupos convictos sobre a relevância de manter uma posição clara sobre a adoção da república.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final pos Historia Focus
5 pág.

História do Brasil I Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. Um momento claro de unidade foi na atuação para convencer o príncipe regente Pedro I a permanecer no Brasil quando foi convocado a retornar a Portugal. As elites políticas brasileiras tinham interesses distintos e divergências sobre como deveria se dar o processo de construção da nova nação, mas em alguns momentos foram capazes de agir de forma unitária para preservar seus interesses, como no caso da permanência de Pedro I no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais