Buscar

Nesse texto de Villalta, podemos observar algumas diferenças entre os movimentos emancipacionistas de Minas Gerais em 1789 e em Salvador em 1798. A...

Nesse texto de Villalta, podemos observar algumas diferenças entre os movimentos emancipacionistas de Minas Gerais em 1789 e em Salvador em 1798. Assinale a alternativa que concorda com as afirmações contidas no Texto.

a. Nos processos de emancipação do final do século XIX, verificamos uma simetria entre as propostas dos revoltosos de Minas e de Salvador.
b. Nas revoltas observamos a disparidade das intenções dos grupos revoltosos, em Minas mais interessados em romper com Portugal e em Salvador querendo uma condição de reino unido à Portugal.
c. O fato que diferenciava os dois movimentos era o de que os inconfidentes de Minas pretendiam instalar uma República, e os conspiradores baianos queriam uma transição monárquica para a independência.
d. As ações dos movimentos emancipacionistas diferem nas suas práticas políticas, em Minas havia uma proposta de negociação, já os baianos pretendiam uma ruptura total e por ação militar.
e. Percebemos que o movimento mineiro era mais elitista, e os revoltosos baianos formavam um arco mais amplo nas camadas sociais, desde a elite chegando até em cativos.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final pos Historia Focus
5 pág.

História do Brasil I Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto de Villalta, a alternativa correta é a letra "d". As ações dos movimentos emancipacionistas diferem nas suas práticas políticas, em Minas havia uma proposta de negociação, já os baianos pretendiam uma ruptura total e por ação militar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais