Buscar

Sobre os efeitos da decisão em sede de mandado de injunção, é correto afirmar que: A. o efeito concretista significa que o judiciário tem legitimid...

Sobre os efeitos da decisão em sede de mandado de injunção, é correto afirmar que:

A. o efeito concretista significa que o judiciário tem legitimidade e competência para julgar o mandado de injunção apenas a fim de declarar a mora do legislativo.

B. o efeito não concretista é o único adotado pelo Supremo Tribunal Federal, pois acima de tudo está a separação dos poderes dentro do estado democrático de direito.

C. a doutrina diferencia as teorias do efeito da decisão em sede de mandado de injunção somente em concretista e não concretista, não cabendo interpretações intermediárias.

D. por entender que é necessário alcançar uma tutela prática em prol daquele que impetre o mandado de segurança, o Supremo Tribunal Federal passou a admitir situações em que o Judiciário legisle sobre o caso concreto, com efeito inter partes e, em alguns casos, com efeito erga omnes.

E. a decisão do mandado de injunção acaba por incitar um ativismo judicial injustificado.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais