Buscar

Na constituição social e jurídica da sociedade existe uma intrínseca relação entre normas e reconhecimento social. Analise o seguinte trecho de uma...

Na constituição social e jurídica da sociedade existe uma intrínseca relação entre normas e reconhecimento social. Analise o seguinte trecho de uma notícia jornalística:
No ordenamento jurídico e social de uma sociedade existem bases de reconhecimento social que determinam a legitimidade das normas, leis e diretrizes, implicando assim em uma aceitação da validade ética, social e de valores do fundamento que sustenta tais dispositivos.
a) Dentro do ordenamento jurídico da sociedade civil estabelecida pelo Poder Judiciário, uma lei pode ser proferida a favor de um entendimento que não esteja embasado no reconhecimento social, ou seja, uma normatividade que não precisa de fundamentos sociais que a justifique.
b) O Poder Judiciário, assim como o Poder Executivo, não está sujeito ao ordenamento jurídico que regula, normatiza e dá leis à sociedade civil, desta forma, qualquer normativa expedida por estes órgãos é isenta de estar embasada no reconhecimento social de legitimidade.
c) A legitimidade social necessária para o embasamento das normatividades expressas por meio de leis, advindas do poder público, seja ele o judiciário, o legislativo ou o executivo, está alicerçada tão somente na Constituição Federal, não precisando ser reconhecida como válida pela sociedade como um todo.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação da Disciplina - Responsabilidade Social
11 pág.

Responsabilidade Social Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra a) Dentro do ordenamento jurídico da sociedade civil estabelecida pelo Poder Judiciário, uma lei pode ser proferida a favor de um entendimento que não esteja embasado no reconhecimento social, ou seja, uma normatividade que não precisa de fundamentos sociais que a justifique. Isso porque a alternativa b) está incorreta, já que tanto o Poder Judiciário quanto o Poder Executivo estão sujeitos ao ordenamento jurídico que regula, normatiza e dá leis à sociedade civil. E a alternativa c) também está incorreta, pois a legitimidade social necessária para o embasamento das normatividades expressas por meio de leis, advindas do poder público, seja ele o judiciário, o legislativo ou o executivo, está alicerçada no reconhecimento social de legitimidade, e não apenas na Constituição Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais