Buscar

Sobre a desconsideração da personalidade jurídica: 1. é necessário demonstrar a insolvência da pessoa jurídica. 2. Gera a extinção da pessoa juríd...

Sobre a desconsideração da personalidade jurídica:

1. é necessário demonstrar a insolvência da pessoa jurídica.
2. Gera a extinção da pessoa jurídica mas a autorização para funcionamento subsistirá para a liquidação.
3. Conforme previsto no Código Civil, o juiz pode decretar a desconsideração de ofício ou a requerimento da parte ou do Ministério Público.
4. As pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos ou de fins não-econômicos não estão abrangidas no conceito de abuso da personalidade jurídica.
5. Para a desconsideração da personalidade jurídica, é necessária a caracterização do desvio de finalidade ou da confusão patrimonial.

Essa pergunta também está no material:

Questionário AVA - Unid II - Teoria G Dir Civil
7 pág.

Direito Civil e Teoria do Estado Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 5: "Para a desconsideração da personalidade jurídica, é necessária a caracterização do desvio de finalidade ou da confusão patrimonial." A desconsideração da personalidade jurídica é uma medida excepcional que permite que os bens dos sócios ou administradores de uma empresa sejam usados para pagar dívidas da empresa. Para que isso ocorra, é necessário que haja a caracterização do desvio de finalidade ou da confusão patrimonial, ou seja, que a empresa esteja sendo usada de forma indevida para benefício pessoal dos sócios ou administradores, ou que haja uma mistura entre o patrimônio da empresa e o patrimônio pessoal dos sócios ou administradores. As demais alternativas estão incorretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais