Buscar

Os institutos do Copyright e Droit d'auter reconhecem a existência da propriedade intelectual do autor e o direito do autor de receber, durante o p...

Os institutos do Copyright e Droit d'auter reconhecem a existência da propriedade intelectual do autor e o direito do autor de receber, durante o período determinado por lei, rendimentos pela utilização da obra. Qual a principal diferença entre os dois institutos de proteção ao autor.
o copyright desvincula a obra da personalidade do autor.
O Artigo 4º, da lei 9610, que altera e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, dita que "interpretam-se restritivamente os negócios jurídicos sobre os direitos autorais. Esta interpretação restritiva significa: valerá o que esta escrito nos limites do contrato"
O conceito de plágio é: quando um terceiro reproduz parcialmente uma obra, buscando subterfúgios para que as demais pessoas pensem que se trata de uma obra de sua autoria.
Contrafação, segundo a legislação pátria, é: reprodução não autorizada.
O artigo 49, da lei 9610, trata sobre a transferência total ou parcial dos direitos patrimoniais a terceiros, pelo autor aos seus sucessores. Este direito patrimonial pode ser transferido pelos mecanismos jurídicos de: licenciamento, concessão ou cessão.
Programas de rádio, televisão, filmes, gravações musicais, espetáculos de teatro são exemplos de... direito conexo
O Direito de Propriedade Intelectual tem por objetivo: o direito do autor de uma obra intelectual.
São obras protegidas pelo direito autoral, conforme art. 7º da lei 9610/98: obras coreográficas e composições musicais
Segundo o art. 5º, VII da Lei 9610/98, contrafação é: reprodução não autorizada.
Não são obras protegidas pelo direito autoral, conforme art. 8º da lei 9610/98: textos de tratados e idéias.
A primeira legislação a tratar sobre a propriedade intelectual surgiu: em 1790, França
O artigo 7º, da lei 9610, que trata sobre as obras intelectuais protegidas, dita que são obras protegidas a criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza.
Dentre as opções abaixo, qual é a obra intelectual protegida pela legislação autoral: paisagismo.
Na proteção à propriedade Intelectual temos dois direitos distintos, um é do criador da obra, que contempla a proteção autoral, outro esta ligado àqueles que fazem a obra se manifestar, como por exemplo em programas de televisão, filmes, gravações musicais, espetáculos teatrais, etc. A este direito chamamos: direitos conexos
São obras que o direito autoral não protege, conforme a legislação pátria: nomes e títulos isolados.
Sobre a transferência dos direitos do autor podemos afirmar: Os direitos de autor poderão ser total ou parcialmente transferidos a terceiros, por ele ou por seus sucessores, a título universal ou singular, pessoalmente ou por meio de representantes com poderes especiais, por meio de licenciamento, concessão, cessão ou por outros meios admitidos em Direito.
Quais os elementos devem ser atendidos pelo postulado da proporcionalidade: Adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.
Na obras audiovisuais, a quem cabe os direitos morais: ao Diretor.
Os incisos XXVII e XXVIII do artigo 5º da Constituição Federal descrevem: proteção jurídica da propriedade intelectual.
Uma obra intelectualmente protegida tem dois direitos básicos, os direitos patrimoniais e os direitos morais. Podemos citar como direitos patrimoniais sobre a obra: cessão dos direitos econômicos sobre a obra.
Maria, cartunista reconhecida internacionalmente, participou de um concurso do Museu de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e foi a grande vencedora. A sua obra foi exposta na entrada do Museu. Após alguns anos, o curador do museu resolveu adequar a obra de Maria ao novo contexto da arquitetura e realizou algumas modificações no projeto inicial.Sobre esta situação podemos afirmar: Conforme o art. 24, V da lei 9610/98, a modificação de obra artística é um direito moral do autor, e, somente ele poderá realizar qualquer alteração em sua pintura.
A tutela dos direitos patrimoniais relativos ao programa de computador, ficam assegurados pelo prazo de: cinquenta anos, contados a partir de primeiro de janeiro do ano subsequente da sua publicação, ou, na ausência desta, da sua criação.
No que se refere à transferência do direito do autor, qual das alternativas abaixo está incorreta: somente se admitirá transmissão total e definitiva dos direitos do autor mediante estipulação contratual escrita e verbal.
Quando o criador de um programa de computador é contratado por uma empresa o direito patrimonial sobre a obra pertence: ao empregador.
Uma pessoa é contratada por uma grande empresa para desenvolver um programa de computador. Qual será o seu direito sobre o programa? terá direito com exclusividade o empregador, os direitos relativos ao programa desenvolvido.
Entende-se por programa de computador Bem intangível
O programa de computador, por definição, é expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem: codificada ou não.
João foi contratado para fotocopiar documentos na empresa Softdry. Após 3 anos de trabalho percebeu que fotocopiava documentos sobre programas de computador, assunto particular do seu interesse. Passados alguns meses desenvolveu um programa de computador. Pergunta-se: quem será o titular do programa de computador? João será o autor e co-titular juntamente com a empresa sobre os direitos do programa.
Programa de computador pode ser definido como: uma linguagem, codificada ou não que faz com que o computador funcione para determinado fim.
É um bem produzido pelo esforço de alguém que detém o conhecimento em um ou mais tipos de linguagens de programação: Programa de computador
Qual a diferença entre autoria e titularidade de programa de computador? A autoria está vinculada a criação do programa de computador; enquanto que a titularidade é o direito patrimonial da obra.
Qual a natureza jurídica da marca? propriedade.
O que são marcas tridimensionais? aquela que é identificada pelo formato do próprio produto, que assume uma forma peculiar, que identifica o produto.
O chocolate Toblerone é exemplo de uma: Marca Tridimensional.
Quais os tipos de marcas existentes? nominativas, figurativas, mistas, tridimensionais.
Segundo a legislação pátria, podemos conceituar marca como: marca será todo sinal distintivo visualmente perceptível e capaz de identificar um produto ou serviço.
O que pode ser registrado como marca? sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais
O que são marcas de produtos ou serviços? aquela usada para distinguir produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa.
O que são marcas mistas? aquela que utiliza uma figura e um nome.
Quando inicia e por quanto tempo perdura a proteção dos direitos patrimoniais de obras anônimas: 70 anos contados de 1º de janeiro do ano imediatamente subseqüente ao da publicação da obra.
No que tange aos direitos de autor e sua ligação com a Constituição Federal, assinale a assertiva correta: não há um direito absoluto, e devemos sempre pensar o caso concreto
A Constituição elenca como um direito fundamental, assegurado por lei, a proteção à propriedade intelectual dos autores e: dos intérpretes
De acordo com o artigo 5º, inciso XXVII da CF/88, aos autores pertence o direito exclusivo de: Utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.
Nos termos do art. 24 da lei 9.610/98, são direitos morais transmissíveis aos sucessores: de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra.
Analise as afirmativas abaixo: I - conservar a obra inédita é um direito moral do autor. II - modificar a obra, antes ou depois de utilizada é um direito moral dos sucessores do autor. III - o de conservar a obra inédita, é um direito moral que se comunica aos sucessores com a morte do autor. A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: a opção I esta correta.
Os direitos morais do autor: São impenhoráveis e imprescritíveis.
Sobre obra futura, para cessão dos direitos do autor, qual o tipo de contrato utilizado: empreitada.
Qual a lei específica que regulamenta os programas de computador: 9609/98.

Essa pergunta também está no material:

direitos autorais
11 pág.

Direitos Autorais e Propriedade Industrial Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A principal diferença entre os institutos de proteção ao autor Copyright e Droit d'auter é que o primeiro é utilizado nos Estados Unidos e o segundo na França.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais