Buscar

Introdução à propriedade Intelectual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à propriedade Intelectual
Dentro da propriedade intelectual temos a propriedade industrial, os direitos de autor e os chamados sui generis. O que diferencia a propriedade intelectual da propriedade industrial? A. A propriedade intelectual e a propriedade industrial são sinônimos, como podemos observar em vários artigos relacionados ao tema. B. A propriedade intelectual é um ramo do Direito que visa à proteção de todas as criações humanas, sendo elas voltadas para a arte, ciência ou indústria. A propriedade industrial é uma divisão da propriedade intelectual e compreende as criações humanas voltadas para a indústria. C. A propriedade industrial é um dos grupos de proteção com maior importância dentro da propriedade intelectual. D. A propriedade intelectual protege bens intelectuais e a propriedade industrial protege bens da indústria. E. A propriedade intelectual protege bens imateriais e a propriedade industrial protege bens materiais.
CORRETA: B (A propriedade intelectual é um grande ramo que protege todos os bens intelectuais, que são bens imateriais. Ela é dividida em diversos grupos de acordo com o foco do desenvolvimento intelectual, sendo a propriedade industrial um desses grupos)
Quais são as subdivisões da propriedade industrial? A. Indicações geográficas, marcas, desenho industrial e patente. B. Indicações geográficas, marcas, modelo industrial e patente. C. Indicações geográficas, marcas, desenho industrial e direitos autorais. D. Indicações geográficas, marcas, sui generis e patente. E. Cultivares, topografia de circuitos integrados, direitos conexos e software.
CORRETA: A (A propriedade industrial é o grupo da propriedade intelectual que visa a proteger as criações voltadas à indústria. Nela, temos as indicações geográficas, as marcas, os desenhos industriais e as patentes.)
Qual a importância da propriedade intelectual para o Estado e para o criador? A. Com a concessão da exclusividade pelo Estado, por um período, todos os interessados podem explorar economicamente o objeto protegido. B. Com a concessão da exclusividade pelo Estado, por um período, os titulares podem explorar economicamente o objeto protegido, incentivando o uso não autorizado ou indevido por terceiros, ou mesmo autorizando o uso, mas sem um retorno financeiro sobre ele. C. Com a concessão da exclusividade pelo Estado, por um período, os titulares podem explorar economicamente o objeto protegido, evitando o uso não autorizado ou indevido por terceiros, ou mesmo autorizando o uso, mas com um retorno financeiro sobre ele. D. Com a concessão da exclusividade pelo Estado, por um período, os titulares e seus concorrentes podem explorar economicamente o objeto protegido, evitando o uso não autorizado ou indevido por terceiros, ou mesmo autorizando o uso, mas com um retorno financeiro sobre ele. E. Nenhuma das alternativas.
CORRETO: C (O objetivo é que o criador/titular tenha o monopólio para exploração e exclusividade durante um período pré-determinado de tempo.)
Qual a principal diferença entre a propriedade industrial e os direitos autorais? A. A diferença entre propriedade industrial e direitos autorais é que a propriedade industrial é o direito dado à pessoa jurídica e os direitos autorais são os direitos dados à pessoa física. B. Ambas protegem criações humanas, mas os direitos do autor têm um prazo maior de proteção. C. A propriedade industrial está voltada para a arte e literatura; já os direitos autorais visam à proteção de todas as criações voltadas para a indústria (produção em massa). D. A propriedade industrial visa à proteção de todas as criações voltadas para a indústria (produção em massa); já os direitos autorais protegem todas as criações publicadas, independentemente da categoria. E. A propriedade industrial visa à proteção de todas as criações voltadas para a indústria (produção em massa); já os direitos autorais estão voltados para a arte e literatura.
CORRETO: E (Propriedade industrial, como o próprio nome diz, engloba as proteções voltadas para a indústria e, para isso, tem de ter a característica da quantidade (produção seriada); já os direitos autorais são as proteções voltadas para a literatura, música e artes de uma forma geral (pinturas, esculturas e artesanato).)
A caneta BIC foi a primeira caneta esferográfica existente, desenvolvida por Laszlo Biro, seu irmão e um amigo. Quais proteções, respectivamente, poderíamos vincular a essa caneta, considerando a tecnologia aplicada, seu design e o nome pelo qual hoje a conhecemos? A. Patente, desenho industrial e marca. B. Marca, desenho industrial e patente. C. Desenho industrial, patente e marca. D. Patente, marca e desenho industrial. E. Direito autoral, desenho industrial e marca.
CORRETO: A (Tecnologia - patente: estamos querendo aqui proteger as características técnicas deste produto. Design - desenho industrial: aqui visamos a proteger a forma estética do corpo da caneta. Nome - marca: visamos aqui a proteger a forma de identificação visual do produto.)

Outros materiais