Buscar

Considere o seguinte caso: Durante o processo legislativo para edição de uma determinada lei, parte da Câmara dos Deputados entendeu a proposta inc...

Considere o seguinte caso: Durante o processo legislativo para edição de uma determinada lei, parte da Câmara dos Deputados entendeu a proposta inconstitucional, porque restritiva a direitos individuais e ao regime democrático - cláusulas pétreas -, manifestando-se nesse sentido, ou seja, pela não aprovação. Assim, um parlamentar inconformado com o fato de estar submetido a processo legislativo inconstitucional, pretendeu buscar amparo no Judiciário, por meio da impetração de Mandado de Segurança. A medida, de acordo com o que já decidiu o Supremo Tribunal Federal, é:

a. cabível, desde que impetrada na fase final do processo legislativo, ou seja, contra a sanção presidencial, tendo em vista que inexiste oportunidade para questionamento durante o processamento do projeto de lei.
b. cabível, desde que incluídos no polo passivo, na qualidade de autoridades coatoras, todos os parlamentares que tiverem votado favoravelmente durante o curso do processo legislativo, independentemente da fase.
c. incabível, tendo em vista que inexiste legitimidade da Presidência da Câmara para figurar no polo passivo da ação, tendo em vista que não goza da condição de autoridade do Executivo.
d. cabível, a ser impetrado contra ato do Presidente da Mesa da Câmara, ainda que tenha caráter excepcional, porque a via se presta a impedir o processamento do projeto que se presta à edição de norma patentemente inconstitucional.
e. incabível, na medida que somente a bancada de deputados poderia adotar alguma medida judicial, tal como o mandado de segurança coletivo.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação 01 - Direito Constitucional - PÓS FAEL
8 pág.

Direito Constitucional I Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o que já decidiu o Supremo Tribunal Federal, a alternativa correta é a letra "a". O Mandado de Segurança é cabível, desde que impetrado na fase final do processo legislativo, ou seja, contra a sanção presidencial, tendo em vista que inexiste oportunidade para questionamento durante o processamento do projeto de lei.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando