Buscar

Anos de pesquisa têm demonstrado que a meditação altera beneficamente a química cerebral. Sobre as mudanças neuroquímicas decorrentes da meditação,...

Anos de pesquisa têm demonstrado que a meditação altera beneficamente a química cerebral. Sobre as mudanças neuroquímicas decorrentes da meditação, assinale a opção incorreta:

A) A meditação induz a uma elevação significativa dos níveis deβ-endorfina, responsável pela diminuição da sensação dolorosa e facilitação de sensações de relaxamento e bem-estar.

B) O aumento nas sínteses de serotonina e dopamina durante a meditação promove maior sensação de euforia.

C) A meditação está associada ao aumento de melatonina plasmática, resultando em calma e menor percepção de dor. A melatonina, hormônio sintetizado pela glândula pineal, é responsável pela regulação do sono e tem ainda função antioxidante.

D) O ácido gama-aminobutírico (GABA), principal inibidor no sistema nervoso central, com papel importante na regulação da excitabilidade neuronal e indutor de sedação, também se encontra com atividade aumentada após a meditação.

E) A meditação aumenta a produção de serotonina de modo que pacientes depressivos não mais necessitem fazer uso de antidepressivos do tipo Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS), uma vez que iniciam as práticas meditativas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada opção: A) A meditação induz a uma elevação significativa dos níveis de β-endorfina, responsável pela diminuição da sensação dolorosa e facilitação de sensações de relaxamento e bem-estar. - Esta afirmação está correta. Durante a meditação, ocorre uma elevação dos níveis de β-endorfina, o que contribui para a diminuição da sensação dolorosa e facilita sensações de relaxamento e bem-estar. B) O aumento nas sínteses de serotonina e dopamina durante a meditação promove maior sensação de euforia. - Esta afirmação está incorreta. O aumento nas sínteses de serotonina e dopamina durante a meditação não promove necessariamente uma maior sensação de euforia. C) A meditação está associada ao aumento de melatonina plasmática, resultando em calma e menor percepção de dor. A melatonina, hormônio sintetizado pela glândula pineal, é responsável pela regulação do sono e tem ainda função antioxidante. - Esta afirmação está correta. A meditação está associada ao aumento de melatonina plasmática, resultando em calma e menor percepção de dor. D) O ácido gama-aminobutírico (GABA), principal inibidor no sistema nervoso central, com papel importante na regulação da excitabilidade neuronal e indutor de sedação, também se encontra com atividade aumentada após a meditação. - Esta afirmação está correta. O ácido gama-aminobutírico (GABA) se encontra com atividade aumentada após a meditação. E) A meditação aumenta a produção de serotonina de modo que pacientes depressivos não mais necessitem fazer uso de antidepressivos do tipo Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS), uma vez que iniciam as práticas meditativas. - Esta afirmação está incorreta. Embora a meditação possa influenciar os níveis de serotonina, não é correto afirmar que pacientes depressivos não mais necessitem fazer uso de antidepressivos apenas com a prática meditativa. Portanto, a opção incorreta é a letra E.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando