Buscar

Considereaseguintesituaçãohipotética: AUniãocrioualeiXcomafinalidadedeinstituiraPolíticaNacionaldeProteçãoàinfânciaeàjuventudeemtodoterritóriobrasi...

Considereaseguintesituaçãohipotética: AUniãocrioualeiXcomafinalidadedeinstituiraPolíticaNacionaldeProteçãoàinfânciaeàjuventudeemtodoterritóriobrasileiro.OcorrequeoEstadoAlfadecidecriarumaleiYdemodoadisporsobreamesmatemáticano âmbito doseuterritório. Considerando que a proteção da infância e juventude é matéria de legislação concorrente, assinale a alternativacorreta.

a) O Estado Alfa não poderá legislar sobre essa matéria, tendo em vista que somente a União pode estabelecer regrassobreproteçãodainfânciaeajuventude.
b) A lei Y do Estado Alfa deve prevalecer sobre o Plano Nacional de proteção dainfânciaejuventude,tendoemvistaqueoEstadopossuiautonomiaparalegislarsobreamatérianoseuterritório.
c) OEstadoAlfapoderálegislarsobreamesmamatériadeformaacomplementaraleifederal,nãopodendodispordemodocontrárioàsdisposiçõesgeraisdoPlanoNacional.
d) AUniãonãopoderiacriarregrasgeraissobreaproteçãodainfânciaejuventude,jáquenãoháhierarquiaentreosentesdaFederação,considerandoqueoBrasiladotaomodelosimétricoderepartiçãodecompetências.
e) A lei Y do Estado Alfa prevalecerá sobre a lei X da União, na medida em que a norma mais recente revoga a norma mais antiga, quando não compatível com ela.

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Av1 - Direito Público
3 pág.

Direito Público Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) O Estado Alfa poderá legislar sobre a mesma matéria de forma a complementar a lei federal, não podendo dispor de modo contrário às disposições gerais do Plano Nacional. Isso ocorre porque a proteção da infância e juventude é matéria de legislação concorrente, ou seja, tanto a União quanto os Estados possuem competência para legislar sobre o assunto. No entanto, a lei estadual não pode contrariar as disposições gerais do Plano Nacional de Proteção à Infância e Juventude, que é uma norma federal. A lei estadual deve complementar a lei federal, sem contrariá-la.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais