Buscar

A história da saúde no Brasil foi marcada por acontecimentos semelhantes aos abordados na cronologia histórica da saúde coletiva no mundo. A procla...

A história da saúde no Brasil foi marcada por acontecimentos semelhantes aos abordados na cronologia histórica da saúde coletiva no mundo. A proclamação da República despertou o espírito capitalista no Brasil, no qual as decisões políticas eram fortemente influenciadas por pessoas de classe alta envolvidas na economia. A medicina tinha um olhar sanitarista e a epidemiologia já era utilizada para examinar o ambiente físico e social da população urbana. No contexto de epidemias de varíola, febre amarela, peste bubônica, febre tifoide e cólera, o governo tentava promover medidas de higiene pública intermediadas por médicos sanitaristas. (Autora, 2021) Sobre a história da saúde pública no Brasil assinale a alternativa correta:

a. Os movimentos iniciais da reforma aconteceram visando a saúde dos trabalhadores através da oferta de serviços via previdência social.
b. Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) foi instituído com o objetivo de realizar as limpezas de cortiços e favelas.
c. O setor privado desenvolveu-se por iniciativa do próprio governo devido alta demanda de assistência médica.
d. O Ministério da Educação e da Saúde Pública (MESP) realizou ações de saúde revolucionárias durante o governo de Vargas.
e. O Brasil foi palco dos primeiros movimentos de reforma sanitária, impulsionado pelo início da República em meados de 1800.

Essa pergunta também está no material:

Atv - 01
11 pág.

Saúde Coletiva e Promoção à Saúde CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIECENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIE

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d. Durante o governo de Getúlio Vargas, o Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP) realizou ações de saúde revolucionárias, como a criação do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) e a implantação do sistema de saúde previdenciário. Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) foram criados para oferecer assistência médica e previdenciária aos trabalhadores, mas não tinham como objetivo realizar limpezas de cortiços e favelas. O setor privado se desenvolveu por iniciativa própria, sem a intervenção direta do governo. O Brasil não foi palco dos primeiros movimentos de reforma sanitária, mas sim teve sua história marcada por acontecimentos semelhantes aos abordados na cronologia histórica da saúde coletiva no mundo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais