Buscar

No governo de Vargas, tendo em vista a reforma dos serviços sanitários que já ocorriam em outros lugares do mundo, surgiu o Ministério da Educação ...

No governo de Vargas, tendo em vista a reforma dos serviços sanitários que já ocorriam em outros lugares do mundo, surgiu o Ministério da Educação e da Saúde Pública (MESP). As ações do MESP eram voltadas à centralização político-administrativa, na qual os médicos foram quase que totalmente excluídos das decisões sanitárias, que ficaram nas mãos de políticos e burocratas. Em 1953, foi criado o Ministério da Saúde (MS), agora separado do Ministério da Educação. Devido à falta de verba e à situação política do período, o MS atuou de maneira pouco eficiente nos primeiros anos (FILHO, 2011).
Com relação aos acontecimentos históricos e à atuação do Ministério da Educação e de Saúde, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) O MESP teve a preocupação de desenvolver ações associadas à hábitos de higiene da população.
( ) As ações de educação popular eram feitas pelo rádio, panfletos, cartazes e enfermeiras.
( ) Quando o MS foi criado os índices de mortalidade estavam baixos comparados a outros países.
( ) O investimento financeiro era baixo e a demanda de assistência à saúde era alta.
( ) O público que recebeu maior atenção das ações de saúde foram as crianças e suas mães.


a. V-V-F-V-F.
b. V-V-F-V-V.
c. F-V-F-F-V.
d. V-F-F-V-F.
e. F-V-F-V-F.

Essa pergunta também está no material:

Prova
10 pág.

Saúde Coletiva e Promoção à Saúde CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIECENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIE

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b": V-V-F-V-V. Justificativa: - A primeira afirmação é verdadeira, pois o MESP tinha como objetivo desenvolver ações associadas à hábitos de higiene da população. - A segunda afirmação é verdadeira, pois as ações de educação popular eram feitas pelo rádio, panfletos, cartazes e enfermeiras. - A terceira afirmação é falsa, pois quando o MS foi criado os índices de mortalidade estavam altos comparados a outros países. - A quarta afirmação é verdadeira, pois o investimento financeiro era baixo e a demanda de assistência à saúde era alta. - A quinta afirmação é verdadeira, pois o público que recebeu maior atenção das ações de saúde foram as crianças e suas mães.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais