Buscar

A epidemiologia descritiva é definida como o estudo da distribuição e da frequência das doenças e dos agravos a saúde coletiva, em função de variáv...

A epidemiologia descritiva é definida como o estudo da distribuição e da frequência das doenças e dos agravos a saúde coletiva, em função de variáveis ligadas ao tempo (dia, mês, ano), ao lugar (ambientais e populacionais) e as pessoas (características individuais e populacionais) possibilitando à promoção da saúde. O seu principal objetivo é apresentar a ocorrência de casos de doença e de óbitos em uma comunidade, em função das variáveis tempo, lugar e pessoa através da resposta de três perguntas básicas: Quando? Onde e Quem?. (ALMEIDA FILHO e BARRETO, 2011)
Sobre epidemiologia descritiva, assinale a alternativa correta:

a. A pergunta “Onde?” preocupa-se em definir o perfil da coletividade e os indivíduos atingidos.
b. A pergunta “Quem?” define a localização geográfica de um fator de risco ou determinante.
c. A pergunta “Quem?” busca definir qual o perfil das pessoas que foram atingidas.
d. A pergunta “Quando?” preocupa-se em definir a faixa etária, o sexo e a escolaridade dos indivíduos.
e. A pergunta “Quando?” preocupa-se em avaliar em que período do tempo e em qual região de um território as pessoas foram atingidas.

Essa pergunta também está no material:

Prova
10 pág.

Saúde Coletiva e Promoção à Saúde CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIECENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIE

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e. A pergunta “Quando?” preocupa-se em avaliar em que período do tempo e em qual região de um território as pessoas foram atingidas. A epidemiologia descritiva busca apresentar a ocorrência de casos de doença e de óbitos em uma comunidade, em função das variáveis tempo, lugar e pessoa, possibilitando a promoção da saúde. A pergunta “Quando?” é importante para definir a sazonalidade das doenças e a evolução temporal dos casos, enquanto a pergunta “Onde?” busca definir a localização geográfica dos casos e a distribuição espacial dos fatores de risco ou determinantes. A pergunta “Quem?” busca definir o perfil das pessoas que foram atingidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais