Buscar

Questão 1. (ABRIL, 2009) A charge a seguir foi publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes: Para o autor do desenho, a g...

Questão 1. (ABRIL, 2009) A charge a seguir foi publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes:
Para o autor do desenho, a globalização é um processo:
A) Assimétrico, pois permite uma melhor e mais justa distribuição da riqueza mundial.
B) Simétrico, pois permite uma maior interação econômica entre as mais distantes regiões do planeta.
C) Excludente, uma vez que aprofunda o abismo entre nações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico.
D) Integrador, uma vez que favorece os países pobres em detrimento das nações mais desenvolvidas.
E) Regional, já que fortalece a posição das nações do hemisfério sul e enfraquece geopoliticamente as nações do hemisfério norte.

Resposta correta: alternativa C.
Análise das alternativas:
Alternativa A: incorreta.
Justificativa: se as diferenças entre as nações são cada vez mais evidentes, seria contraditório afirmarmos que há uma justa distribuição de renda.
Alternativa B: incorreta.
Justificativa: um processo no qual as diferenças são claras e crescentes não é um processo simétrico.
Alternativa C: correta.
Justificativa: a globalização capitalista, fenômeno que teve início no final do século XX, trouxe provavelmente um volume de riqueza e de avanços sociais e materiais sem precedentes, porém, simultaneamente, as diferenças entre nações desenvolvidas e países em desenvolvimento cresceram e ficaram mais evidentes, como as desigualdades no acesso a bens e a distância acumulada entre os rendimentos produzidos por grupos sociais. Por isso, não podemos dizer que a globalização é um processo integrador, assimétrico ou simétrico. Uma de suas consequências é a exclusão de partes da população mundial do acesso a bens e a novas tecnologias produzidas, o que pode ser comprovado pelo número de conflitos em diversas regiões do planeta e pelo crescente fluxo de imigrantes ilegais das áreas mais pobres em direção às nações ricas do hemisfério norte, ao contrário do que nos aponta a alternativa E.
Alternativa D: incorreta.
Justificativa: problemas de distribuição de renda e diferenças acentuadas são elementos que convergem exatamente para o lado oposto de uma integração.
Alternativa E: incorreta.
Justificativa: as nações do hemisfério norte são as mais ricas e, portanto, não haveria sentido afirmarmos que estão enfraquecidas.

Essa pergunta também está no material:

Geopolítica, Regionalização e Integração unid I
53 pág.

Geopolítica Faculdade de Educação Superior do ParanáFaculdade de Educação Superior do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão é a alternativa C: Excludente, uma vez que aprofunda o abismo entre nações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico. A globalização, embora tenha trazido avanços sociais e materiais sem precedentes, também aumentou as diferenças entre nações desenvolvidas e países em desenvolvimento, gerando desigualdades no acesso a bens e tecnologias e acentuando as diferenças de renda entre grupos sociais. Por isso, não podemos dizer que a globalização é um processo integrador, assimétrico ou simétrico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais