Logo Passei Direto
Buscar
Leia a tirinha a seguir: COMUNICACAO E EXPRESSAO-unid3-q18.PNG Fonte: GONSALES, F. Níquel Náusea. Disponível em: Acesso em: 14 set. 2019. No dicionário, encontramos os seguintes conceitos para paralelismo: “estado do que é paralelo; que tem correspondência ou simetria entre duas coisas”. Em textos, o paralelismo corresponde à ordenação de elementos de natureza semelhante. Por outro lado, a ambiguidade e a redundância apresentam-se como problemas quando a primeira permite uma dupla interpretação e a segunda apresenta informações já dadas no texto.” Fonte: PARALELISMO. In: Michaelis: dicionário escolar língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2008. p. 640. (Adaptado). Considerando essas informações dadas e o conteúdo estudado sobre relações coesivas e coerentes em diferentes situações, pode-se afirmar que na tirinha verifica-se a ocorrência de:
User badge image
Adiza Oliveira

há 2 anos

User badge image
Adiza Oliveira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Desculpe, mas não consigo analisar a tirinha mencionada. Se precisar de ajuda com conceitos ou exemplos sobre relações coesivas e coerentes, estou à disposição para ajudar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Dyeniffer Kelly

ano passado

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto a seguir: “Conforme encontramos em dicionário, argumentação corresponde ao ato ou efeito de argumentar; apresentar uma alegação, fazer uma exposição; corresponde a um sistema de argumentos; a exposição de um raciocínio lógico; a um conjunto de argumentos apresentados.” Fonte: ARGUMENTAÇÃO. In: Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2019. (Adaptado). Considerando essas informações e os estudos realizados sobre argumentos, analise os tipos a seguir e associe-os com suas respectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Argumento por citação.
2) Argumento por comprovação.
3) Argumento por raciocínio lógico.
( ) Ocorre quando o emissor do texto apresenta relações de causa e consequência.
( ) Ocorre quando o emissor do texto usa informações verdadeiras, fatos e dados comprováveis.
( ) Ocorre quando o emissor do texto utiliza o enunciado de outro para fortalecer as próprias ideias, desde que as palavras do outro autor sejam prestigiadas.
1. 3, 2, 1.
2. 1, 2, 3.
3. 3, 1, 2.
4. 1, 3, 2.
5. 2, 3, 1.

Leia o excerto a seguir: “Nunca tinha visto uma mulher assim tão grande, metida num longo vestido preto, os olhos revirados para o alto, os braços pendidos diante do corpo, as mãos fortemente entrelaçadas no gesto da Senhora das Dores na procissão da Paixão.” Fonte: TELES. L. F. O segredo e outras histórias de descoberta. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 38.
Considerando o conteúdo estudado sobre tipologias textuais e suas marcas linguísticas, pode-se afirmar que o excerto apresentado tem predominância de características do tipo:
1. descrição.
2. exposição.
3. argumentação.
4. injunção.
5. narração.

Leia o excerto a seguir: “É a coerência que faz com que uma sequência linguística qualquer seja vista como um texto, porque é a coerência, através de vários fatores, que permite estabelecer relações (sintático-gramaticais, semânticas e pragmáticas) entre os elementos da sequência.” Fonte: KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2003. p. 45.
A partir da leitura do excerto e considerando o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as condições de coerência a seguir e associe-as com os exemplos nas quais estão representadas.
1) Falta coerência semântica.
2) Falta coerência sintática.
3) Falta coerência estilística.
4) Falta coerência pragmática.
( ) Se o emissor declarar: “A alegria onde senti foi imensa”.
( ) Se o emissor declarar: “A professora aspirou o aluno”.
( ) Se o emissor, numa situação formal, declarar: “Infelizmente, a vaca foi pro brejo!”.
( ) Se o emissor, ao responder se aceita sua noiva como legítima esposa, declarar: “Fiz uma ótima refeição na hora do almoço”.
1. 1, 2, 4, 3.
2. 2, 1, 3, 4.
3. 4, 3, 1, 2.
4. 3, 1, 4, 2.
5. 4, 2, 3, 1.

Leia o excerto a seguir: “Gênero textual é um conceito geral que engloba textos com características comuns em relação à linguagem, ao conteúdo e à estrutura, utilizados em determinadas situações comunicacionais, orais ou escritas.” Fonte: SARMENTO, L. L. Oficina de Redação. São Paulo: Moderna, 2003. p. 13.
Considerando essas informações e os estudos sobre gêneros textuais, analise as tipologias a seguir e associe-as com seus respectivos exemplos.
1) descrição.
2) narração.
3) argumentação.
4) injunção.
( ) “Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e bata mais. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mistura delicadamente até encorpar. Leve ao forno por cerca de quarenta minutos” (CEREJA, W.; COCHAR, T. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2013. p. 83).
( ) “As filmagens começaram e, no fim, o diretor não continha seu entusiasmo. O cachorro magro tinha atuado de forma magnífica. Jogara-se da ponte e, depois de improvisar uma cena dramática de afogamento…” (CAPPARELLI, S. 30 fábulas contemporâneas para crianças. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 15).
( ) “Exigir o veloz, o imediato e o sintético, sem ter a consciência de que estes valores são injetados em nossas mentes, é ter a confirmação de que o ‘Panis et circenses’ da Roma antiga é tão contemporâneo quanto o advento da globalização” (CEREJA, W.; COCHAR, T. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2013. p. 391).
( ) “No meio dos campos de trigo e beterraba, a aldeia dos Deux -Cent-Quarante dormia sob a noite negra. Distinguiam-se vagamente os quatro imensos corpos de pequenas casas encostadas umas às outras” (ZOLA, É. O germinal. In: CEREJA, W.; COCHAR, T. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2013. p. 34).
1. 1, 2, 3, 4.
2. 4, 2, 3, 1.
3. 2, 4, 2, 3.
4. 4, 1, 3, 2.
5. 3, 2, 1, 4.

Veja a imagem a seguir: COMUNICACAO E EXPRESSAO-unid3-q12.PNG Fonte: MANGINI, C. Comunicação Institucional. Santa Maria: Prefeitura Municipal, [s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2019. De acordo com as marcas linguísticas observadas nos textos, conseguimos diferenciar as intenções comunicativas dos emissores e identificar seus objetivos: descrever, narrar, expor, argumentar, influenciar ou mudar o comportamento dos receptores.
Considerando essas informações e os estudos realizados sobre os tipos e as sequências textuais, pode-se afirmar que predominam no cartaz as sequências:
1. argumentativa e expositiva.
2. narrativa e descritiva.
3. injuntiva e narrativa.
4. narrativa e expositiva.
5. expositiva e injuntiva.

Leia o excerto a seguir: “Tarde demais para lamentações. O aquecimento global já está afetando ecossistemas do mundo inteiro há pelo menos três décadas, alerta um grupo de pesquisadores da Europa e dos EUA. O aumento nas temperaturas médias, de 0,6 ºC no último século, tem provocado desde mudanças no ciclo de crescimento das plantas até a migração forçada de espécies para zonas mais amenas desde a década de 70, no mínimo.” Fonte: SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna, 2004. (Adaptado).
Considerando os estudos sobre os gêneros textuais e analisando as marcas textuais apresentadas no trecho, pode-se afirmar que sua tipologia correspondente é a:
1. instrução.
2. narração.
3. injunção.
4. argumentação.
5. exposição.

Leia o excerto a seguir: “Há três modos básicos de organização de texto: o narrativo, o descritivo e o dissertativo. Todo texto é apresentado por um ‘eu’ que não tem existência real. Há uma diferente entidade para cada modo de organização de texto.” Fonte: SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna, 2004, p. 377.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipologias textuais, os objetivos, as temáticas, as marcas linguísticas dos textos e as diferentes sequências textuais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O uso da sequência narrativa é caracterizado por marcas de tempo, com progressão temporal envolvendo fatos e ações.
II. ( ) O uso da sequência expositiva tem como marca fundamental o verbo no imperativo ou outras maneiras de indicar ordem ou orientação.
III. ( ) O uso da sequência injuntiva tem como marca fundamental a explicação, seu objetivo é transmitir um saber.
IV. ( ) O uso da sequência argumentativa tem como marca fundamental a defesa de uma ideia, expressando um parecer com intenção persuasiva.
1. F, V, F, V.
2. V, F, V, F.
3. F, V, V, F.
4. V, F, F, F.
5. V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina