Buscar

Referente às normas do SUS na Constituição Federal, assinale a alternativa correta. (A) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. (B) É p...

Referente às normas do SUS na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
(A) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
(B) É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
(C) Os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados, destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais, serão estipulados por Decreto.
(D) Não compete ao SUS fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
(E) As ações e os serviços públicos de saúde são organizados de forma centralizada, com direção única no Governo Federal.
A) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
B) É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
C) Os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados, destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais, serão estipulados por Decreto.
D) Não compete ao SUS fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
E) As ações e os serviços públicos de saúde são organizados de forma centralizada, com direção única no Governo Federal.

Essa pergunta também está no material:

25 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados, destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais, serão estipulados por Decreto." Isso porque a Constituição Federal estabelece que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, sendo que o SUS é o sistema que deve garantir esse direito. Além disso, a assistência à saúde é livre tanto à iniciativa privada quanto à pública, mas o SUS é o responsável por coordenar e fiscalizar o sistema de saúde no país. A destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos é proibida, e não permitida. O SUS também é responsável por fiscalizar e inspecionar alimentos, bebidas e águas para consumo humano, e as ações e serviços públicos de saúde são organizados de forma descentralizada, com direção única em cada esfera de governo.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina