Buscar

Paciente branco, sexo masculino, 60 anos, vem em consulta médica com queixa de odinofagia à direita e engasgos há 6 meses. Ao exame físico, havia b...

Paciente branco, sexo masculino, 60 anos, vem em consulta médica com queixa de odinofagia à direita e engasgos há 6 meses. Ao exame físico, havia blastoma de base de língua à direita e linfonodomegalia em nível cervical II. Foi realizada a biópsia cervical, compatível com carcinoma escamoso, p16 positivo. Exames de estadiamento sem evidência de doença à distância. O paciente foi tabagista durante 5 anos, 1 maço ao dia, porém parou há 30 anos. Etilista social. Passado de carcinomas basocelulares de pele, ressecados. Nega outras comorbidades. Com relação ao caso descrito, assinale a afirmativa correta.

A) O status HPV positivo está relacionado a pior prognóstico em neoplasias malignas de orofaringe.
B) A cirurgia primária não é considerada uma opção em neoplasia primária de orofaringe com acometimento cervical.
C) O cetuximabe é um inibidor de tirosina quinase contra EGFR, o receptor do fator de crescimento epidérmico.
D) O cetuximabe se mostrou superior à quimioterapia no tratamento concomitante com radioterapia em câncer de orofaringe HPV-positivo.
E) A cisplatina é o tratamento padrão em combinação com radioterapia para câncer de orofaringe HPV-positivo localmente avançado.

Essa pergunta também está no material:

medico_med_cirurgia_de_cabeca_e_pescoco_nivel_vi
12 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) O cetuximabe se mostrou superior à quimioterapia no tratamento concomitante com radioterapia em câncer de orofaringe HPV-positivo. O carcinoma escamoso de orofaringe é uma neoplasia maligna que tem como fator de risco o tabagismo e o etilismo, porém, atualmente, tem sido relacionado ao HPV. O status HPV positivo está relacionado a um melhor prognóstico em neoplasias malignas de orofaringe. A cirurgia primária é uma opção em neoplasia primária de orofaringe com acometimento cervical, porém, depende do estadiamento da doença e da avaliação do cirurgião. O cetuximabe é um inibidor de tirosina quinase contra EGFR, o receptor do fator de crescimento epidérmico, e é uma opção de tratamento para o carcinoma escamoso de orofaringe. Estudos têm mostrado que o cetuximabe se mostrou superior à quimioterapia no tratamento concomitante com radioterapia em câncer de orofaringe HPV-positivo. A cisplatina é uma opção de tratamento em combinação com radioterapia para câncer de orofaringe HPV-positivo localmente avançado, porém, não é o tratamento padrão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais