Buscar

Etapa 1: para o mapeamento de um processo produtivo busca-se representar de forma visual a execução de um processo, representando cada etapa dele....


Etapa 1: para o mapeamento de um processo produtivo busca-se representar de forma visual a execução de um processo, representando cada etapa dele. Nesse sentido, são necessárias algumas atividades em período anterior ao mapeamento. Dessa forma, responda:

a) Quais são as atividades necessárias que devem ser realizadas antes de mapear um processo?

Resposta:


b) Você mapeou o processo e chegou no seguinte fluxo (Figura 1). Quais as observações que devem ser feitas nesse momento?

Resposta:

 

Figura 1 - Fluxograma de mapeamento de processos atual

Fonte: adaptada de: SANTOS, M. F. dos. et al. Mapeamento de processos de uma empresa de laticínios. Saber Humano, [s. l.], v. 9, n. 15, p. 84-104, 2019.

Resposta:

 

Etapa 2: agora que você já analisou o processo, é possível ainda simular uma parte dele na produção de três produtos dentro desta organização. Com base no seu laboratório virtual disponível no seu Studeo, você perceberá algumas alterações realizadas após um mapeamento de processo com base no Lean Manufacturing. Portanto, você possui disponível para acesso a Dinâmica Lean Manufacturing e, por meio da realização desta dinâmica, você visualizará os seguintes dados disponibilizados nas Figuras 2 e 3 na simulação realizada pela professora.

 

 

Figura 2 - Resultados obtidos no setor produtivo da fábrica de queijos

Fonte: dados obtidos por meio da dinâmica Lean Manufacturing (2024).

 

Figura 3: Resultados obtidos no setor produtivo da fábrica de queijos

Fonte: dados obtidos por meio da dinâmica Lean Manufacturing (2024).

 

Com base nos dados capturados por meio da dinâmica na simulação realizada pela professora, responda:

a) Quais foram as principais diferenças observadas entre cada rodada da dinâmica disponível nas Figuras 2 e 3?

Resposta:


b) Descreva as diferenças observadas entre cada rodada, realizando a comparação com os desperdícios de produção apresentados no Lean Manufacturing.

Resposta:

 

Etapa 3: você percebeu que, por meio da dinâmica Lean Manufacturing, disponível no seu Studeo, é possível observar toda a dinâmica do Lean dentro do setor produtivo, sendo uma das principais metodologias aplicadas ao Mapeamento de Processos dentro das indústrias.

O mapeamento de processos é fundamental quando a empresa observa grande quantidade de desperdícios, atraso nas entregas, processamento excessivo no setor produtivo, grandes esperas e muitos outros desperdícios de produção. Além disso, é por meio do mapeamento de processos que é possível ter aumento de lucros, redução de prejuízos e até mesmo ganhar espaço no mercado.

a) Nesse sentido, agora é a sua vez de jogar a dinâmica Lean Manufacturing e observar todas as características mostradas na Etapa 2. Portanto, acesse seu Studeo e realize duas vezes a dinâmica Lean Manufacturing, em seguida insira as impressões de ambas em seu Mapa e descreva o que você observou, seguindo como direcionador a Etapa 1 do mapa.

Resposta:

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais