Buscar

Imunidades tributária, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa CORRETA. A Constituição Federal de 1988 contém ...

Imunidades tributária, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa CORRETA.



  • A Constituição Federal de 1988 contém hipóteses de imunidades de impostos e contribuições, mas não de taxas.

  • A imunidade tributária recíproca exonera o sucessor, desde que Ente Público integrante da Administração Direta, das obrigações tributárias relativas aos fatos jurídicos tributários ocorridos antes da sucessão.

  • É vedada a instituição, por meio de Emenda à Constituição, de novas hipóteses de imunidades tributárias.

  •  Não incide Imposto de Importação sobre as operações de importação de bens realizadas por Estado da Federação, salvo nos casos em que restar comprovada violação ao princípio da neutralidade concorrencial do Estado.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) A Constituição Federal de 1988 contém hipóteses de imunidades de impostos e contribuições, mas não de taxas. - Esta alternativa está correta. A Constituição Federal de 1988 realmente contém hipóteses de imunidades de impostos e contribuições, mas não de taxas. B) A imunidade tributária recíproca exonera o sucessor, desde que Ente Público integrante da Administração Direta, das obrigações tributárias relativas aos fatos jurídicos tributários ocorridos antes da sucessão. - Esta alternativa está incorreta. A imunidade tributária recíproca não se refere a esse contexto. C) É vedada a instituição, por meio de Emenda à Constituição, de novas hipóteses de imunidades tributárias. - Esta alternativa está incorreta. A instituição de novas hipóteses de imunidades tributárias por meio de Emenda à Constituição não é vedada. D) Não incide Imposto de Importação sobre as operações de importação de bens realizadas por Estado da Federação, salvo nos casos em que restar comprovada violação ao princípio da neutralidade concorrencial do Estado. - Esta alternativa está incorreta. A imunidade de imposto de importação não se aplica dessa forma. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais