Buscar

Levando-se em consideração a citação e as informações do livro-base História da Literatura Universal sobre as características do Realismo...

Levando-se em consideração a citação e as informações do livro-base História da Literatura Universal sobre as características do Realismo, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as afirmativas falsas:
I. ( ) O Realismo procura fazer uma análise objetiva da realidade social.
II. ( ) A linguagem rebuscada e ornamental representa a complexidade com que os escritores realistas buscavam retratar a realidade de seu contexto sócio-histórico.
III. ( ) Correntes científico-filosóficas como o positivismo, o determinismo e o darwinismo influenciam a postura analítica e racional dos escritores realistas.
IV. ( ) O pensamento cientificista que orientou os escritores realistas fez com que estes percebessem o homem como produto do seu meio e, por esse motivo, buscaram uma arte mais comprometida com a crítica social.
V. ( ) O Naturalismo foi uma corrente literária que surgiu juntamente com o Realismo e que se opôs a ele, por manter o sentimentalismo romântico na abordagem da realidade.
Agora, marque a sequência correta:
A F – V – V – V – F
B V – F – F – V – V
C V – F – V – V – F
D V– F – V – V – V
E F – F – V – F – V

A F – V – V – V – F
B V – F – F – V – V
C V – F – V – V – F
D V– F – V – V – V
E F – F – V – F – V

Essa pergunta também está no material:

PROVA HISTORIA DA LITERATURA
12 pág.

Portugues VIII Faculdade de Direito do Sul de MinasFaculdade de Direito do Sul de Minas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: V - F - V - V - F. I. (V) O Realismo procura fazer uma análise objetiva da realidade social. II. (F) A linguagem rebuscada e ornamental não representa a complexidade com que os escritores realistas buscavam retratar a realidade de seu contexto sócio-histórico. III. (V) Correntes científico-filosóficas como o positivismo, o determinismo e o darwinismo influenciam a postura analítica e racional dos escritores realistas. IV. (V) O pensamento cientificista que orientou os escritores realistas fez com que estes percebessem o homem como produto do seu meio e, por esse motivo, buscaram uma arte mais comprometida com a crítica social. V. (F) O Naturalismo não se opôs ao Realismo, mas sim foi uma corrente literária que surgiu a partir dele e que também buscava retratar a realidade de forma objetiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais