Buscar

Julio Cortázar, escritor argentino, rompeu em sua obra com premissas espaço-temporais mais tradicionais, como faz em O jogo da amarelinha, romance ...

Julio Cortázar, escritor argentino, rompeu em sua obra com premissas espaço-temporais mais tradicionais, como faz em O jogo da amarelinha, romance que pode ser lido em ordens diferentes; ou no conto “A autoestrada do sul”, em que um congestionamento monstro nas imediações de Paris muda radicalmente a relação das pessoas com o tempo e o espaço. Levando-se em consideração a citação e os conteúdos do livro-base História da Literatura Universal sobre a obra de Cortázar, é correto afirmar que:
A A obra do autor se caracterizou por um forte intimismo, construído em função da ampla utilização do fluxo de consciência que desencadeia a falta de sentido e, consequentemente, configurando o que foi chamado de realismo mágico.
B Escreveu contos curtos em prosa poética, que privilegiaram o rompimento da linearidade temporal, investindo no aprofundamento psicológico das personagens, construindo para tanto universos mágicos e simbólicos, como nas Histórias de cronópios e famas.
C O realismo mágico na obra de Cortázar propõe um processo de alienação da realidade, um artifício que resgata o desejo de evasão dos românticos por meio da fantasia exacerbada.
D A obra de Cortázar traz ruptura no plano das personagens, pois no plano da estrutura da obra o autor é extremamente tradicional, construindo narrativas lineares que privilegiam a organização de início, meio e fim.
E Seus contos assemelham-se aos de Hemingway, por serem construídos com muitos diálogos, quase sem a presença de um narrador, de modo a deixar o texto o mais realista possível.
A
B
C
D
E

Essa pergunta também está no material:

PROVA HISTORIA DA LITERATURA
12 pág.

Portugues VIII Faculdade de Direito do Sul de MinasFaculdade de Direito do Sul de Minas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. Julio Cortázar escreveu contos curtos em prosa poética, que privilegiaram o rompimento da linearidade temporal, investindo no aprofundamento psicológico das personagens, construindo para tanto universos mágicos e simbólicos, como nas Histórias de cronópios e famas. Além disso, a obra de Cortázar é conhecida por romper com premissas espaço-temporais mais tradicionais, como em "O jogo da amarelinha" e "A autoestrada do sul".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais