Buscar

A delimitação do momento inaugural da nossa literatura foi e é um problema para os historiadores da literatura brasileira. Galho secundário da lite...

A delimitação do momento inaugural da nossa literatura foi e é um problema para os historiadores da literatura brasileira. Galho secundário da literatura universal, como disse um crítico, o primeiro passo dado por nossos escritores foi o de tentar se distinguirem de nossos colonizadores. Algo ainda insuficiente, no entanto, para estabelecer uma literatura nacional. Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Literatura Brasileira, entre os problemas que dificultam a definição do marco inicial da literatura brasileira está:
A o hábito dos autores do período escreverem textos religiosos, gramáticas, em vez de textos literários.
B a censura de Portugal, que impedia que os temas nacionais aparecessem nos textos de autores brasileiros.
C a ausência de um sistema literário em território brasileiro, que articulasse autor, obra e leitor, estabelecendo um sistema simbólico.
D a limitação dos temas literários, voltados para a transmissão dos acontecimentos locais por meio de crônicas.
E a produção de textos alegóricos que impedem a manifestação dos temas locais e a diferenciação com a literatura de Portugal.

Essa pergunta também está no material:

PROVA DE LITERATURA
12 pág.

Portugues VIII Faculdade de Direito do Sul de MinasFaculdade de Direito do Sul de Minas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Literatura Brasileira, um dos problemas que dificultam a definição do marco inicial da literatura brasileira é a ausência de um sistema literário em território brasileiro, que articulasse autor, obra e leitor, estabelecendo um sistema simbólico. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais