Buscar

Pinel não chamava o sofrimento psíquico de doença mental, mas sim de alienação mental, porque questionava se o que acontecia era de fato uma doença...

Pinel não chamava o sofrimento psíquico de doença mental, mas sim de alienação mental, porque questionava se o que acontecia era de fato uma doença ou um processo de natureza distinta. Não seria a perda absoluta da razão, mas uma desordem, cujo tratamento deveria envolver o trabalho terapêutico.
Sobre a relação da loucura com o trabalho, é correto afirmar que:

a. Foucault considera que o trabalho terapêutico é sustentado pela moral.
b. O trabalho promove a cura do estado de alienação.
c. O trabalho somente é terapêutico se envolver ganhos financeiros.
d. Foucault considera que o trabalho terapêutico é sustentado por razões econômicas.
e. O trabalho foi considerado por Pinel como meio de devolver à França uma organização social prejudicada pela Revolução.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação_Unidade 4 Psicologia e Politicas Publicas
3 pág.

Psicologia e Políticas Públicas USP - LorenaUSP - Lorena

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) O trabalho promove a cura do estado de alienação. Pinel acreditava que o tratamento da alienação mental deveria envolver o trabalho terapêutico, que poderia ajudar a promover a cura do estado de alienação. Foucault, por sua vez, argumenta que o trabalho terapêutico é sustentado por razões econômicas e que a moral é usada para justificar a opressão dos pacientes. A alternativa c) está incorreta, pois o trabalho terapêutico não precisa envolver ganhos financeiros para ser eficaz. A alternativa a) está incorreta, pois Foucault não considera que o trabalho terapêutico é sustentado pela moral, mas sim que a moral é usada para justificar a opressão dos pacientes. A alternativa d) está incorreta, pois Foucault argumenta que o trabalho terapêutico é sustentado por razões econômicas, mas não é a única razão. A alternativa e) está incorreta, pois embora Pinel tenha defendido o trabalho terapêutico como meio de devolver à França uma organização social prejudicada pela Revolução, essa não é a única razão pela qual ele defendia o trabalho terapêutico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais