Buscar

O recolhimento do tributo não é necessariamente uma obrigação do contribuinte, podendo ser transferida a um terceiro. Na logística, essa prática to...

O recolhimento do tributo não é necessariamente uma obrigação do contribuinte, podendo ser transferida a um terceiro. Na logística, essa prática torna-se cada dia mais comum, no caso dos armazéns gerais. Surge então a teoria e a prática do instrumento da Substituição Tributária. Assinale a opção correta sobre o que caracteriza a Substituição Tributária aplicada a logística em relação ao ICMS:

a) A Substituição tributária não contempla o imposto sobre a circulação de mercadorias, mas somente impostos municipais e distritais.
b) Trata-se de convênios e protocolos acordados entre os estados e Distrito Federal para a substituição da responsabilidade sobre o recolhimento do imposto (referente à mercadoria transportada e ao valor do frete), que pode ficar, portanto, a cargo da empresa transportadora.
c) Trata-se de convênios e protocolos acordados entre os estados e Distrito Federal para a substituição do ICMS pelo IPI, portanto, passando a responsabilidade sobre o recolhimento para a empresa transportadora.
d) Trata-se de convênios e protocolos acordados entre os municípios e o Distrito Federal para a substituição da responsabilidade sobre o recolhimento do imposto (referente à mercadoria transportada e ao valor do frete), que pode ficar, portanto, a cargo da empresa transportadora.
e) Trata-se de convênios e protocolos acordados entre União e os municípios para a substituição da responsabilidade sobre o recolhimento do imposto (referente à mercadoria transportada e ao valor do frete), que pode ficar, portanto, a cargo da empresa transportadora.

Essa pergunta também está no material:

Recuperação de legislação aplicada a logistica
5 pág.

Logística Centro Universitário Jorge AmadoCentro Universitário Jorge Amado

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) Trata-se de convênios e protocolos acordados entre os estados e Distrito Federal para a substituição da responsabilidade sobre o recolhimento do imposto (referente à mercadoria transportada e ao valor do frete), que pode ficar, portanto, a cargo da empresa transportadora. Na Substituição Tributária, a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS é transferida para um terceiro, que pode ser o fabricante, o distribuidor ou o transportador, por meio de convênios e protocolos acordados entre os estados e o Distrito Federal. Dessa forma, a empresa transportadora pode se tornar responsável pelo recolhimento do imposto referente à mercadoria transportada e ao valor do frete.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina