Buscar

A Filosofia estabeleceu um novo critério para alcançar a "verdade", não mais recorrendo aos mitos e ao discurso religioso. Através da intuição raci...

A Filosofia estabeleceu um novo critério para alcançar a "verdade", não mais recorrendo aos mitos e ao discurso religioso. Através da intuição racional e da lógica, os filósofos creem encontrar as causas explicativas da "realidade" no próprio mundo, e não fora dele. A origem de todas as coisas fundamenta-se num princípio originário ou "arché". Assinale a única afirmação ERRADA.
Tales identificou a água como princípio, pois constatou que o elemento líquido está presente em todo lugar em que há vida.
Anaximandro defendeu que o princípio primordial de toda a realidade será o á-peiron, que significa o infinito (privado de limites).
Para Pitágoras os números são o princípio de todas as coisas. Se o número é ordem, tudo é ordem ou kósmos, em grego.
Heráclito, o obscuro, indicou o número como princípio da physis, o que o levou a concordar com a teoria de Parmênides que entendeu que o seu era uno, imóvel e perfeito.
Anaxímenes escolhe o ar infinito como princípio primordial, porque se presta melhor às variações e transformações necessárias à diversidade das coisas.

Essa pergunta também está no material:

47 pág.

Filosofia da Educação Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação errada é: "Heráclito, o obscuro, indicou o número como princípio da physis, o que o levou a concordar com a teoria de Parmênides que entendeu que o seu era uno, imóvel e perfeito." Na verdade, Heráclito afirmava que o princípio de todas as coisas era o fogo, e não o número. Além disso, ele discordava da teoria de Parmênides, pois acreditava que tudo está em constante mudança e transformação, e não é uno, imóvel e perfeito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais