Buscar

Talvez você se pergunte: posso ter alguma atitude antes do Conselho de Classe? A SEED, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, afirma, em sua p...

Talvez você se pergunte: posso ter alguma atitude antes do Conselho de Classe? A SEED, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, afirma, em sua página (site) do dia-a-dia-educação em 2020, que devemos realizar um pré-conselho, pois, para a SEED, o Conselho de Classe pode ser organizado em três momentos:
I. Pré-conselho: levantamento de dados do processo de ensino e disponibilização aos conselheiros (professores) para análise comparativa do desempenho dos estudantes, das observações, dos encaminhamentos didático-metodológicos realizados e outros, de forma a dar agilidade ao Conselho de Classe. É um espaço de diagnóstico.
II. Conselho de Classe: momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto as proposições que favoreçam a aprendizagem dos alunos.
III. Pós-conselho: momento em que as ações previstas no Conselho de Classe são efetivadas (SEED, 2018, on-line).
Afirma, ainda, que:
As discussões e tomadas de decisões devem estar respaldadas em critérios qualitativos como: os avanços obtidos pelo estudante na aprendizagem, o trabalho realizado pelo professor para que o estudante melhore a aprendizagem, a metodologia de trabalho utilizada pelo professor, o desempenho do aluno em todas as disciplinas, o acompanhamento do aluno no ano seguinte, as situações de inclusão, as questões estruturais, os critérios e instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes e outros.
Cabe à equipe pedagógica a organização, articulação e acompanhamento de todo o processo do Conselho de Classe, bem como a mediação das discussões que deverão favorecer o desenvolvimento das práticas pedagógicas (SEED, 2018, on-line).
O Conselho de Classe, bem debatido e abordando as regras e metodologias corretas, pode ser uma grande ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, pois, além de avaliar os alunos, pode elencar problemas e soluções no trabalho docente cotidiano.

Essa pergunta também está no material:

ATUALIZADA - ëtica e Deontologia na Educaúo Fsica (UniFatecie)
92 pág.

Ética e Deontologia Faculdade UNIFATECIEFaculdade UNIFATECIE

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A pergunta não está clara. Por favor, reformule-a para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais