Buscar

Freud, em seu texto de 1925, afirma: “enquanto, nos meninos, o complexo de Édipo é destruído pelo complexo de castração, nas meninas ele se faz pos...

Freud, em seu texto de 1925, afirma: “enquanto, nos meninos, o complexo de Édipo é destruído pelo complexo de castração, nas meninas ele se faz possível e é introduzido através do complexo de castração” (FREUD, 1925, p. 285). O que ele quis dizer?
A Freud associou o complexo de castração e o complexo de Édipo como dependentes de um mesmo mecanismo formador da consciência.
B Que tanto o complexo de castração quanto o complexo de Édipo geram uma espécie de loucura feminina, que a impede de elaborar ou transferir o afeto pela mãe.
C Que nas meninas o complexo de Édipo é uma formação secundária, pois elas não possuem pênis (a ferida narcísica).
D Que o complexo de Édipo nas meninas envolve a consciência da castração e o posterior repúdio ao pênis, formando a característica bissexual das mulheres.
E Nas meninas, o complexo de Édipo se torna dispensável, uma vez que a experiência de castração que deveria ser posterior já está realizada.

Essa pergunta também está no material:

psicossexual infantil 1
10 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Freud quis dizer que, enquanto nos meninos o complexo de Édipo é superado pelo complexo de castração, nas meninas o complexo de Édipo é introduzido através do complexo de castração. Isso significa que, nas meninas, o complexo de Édipo é uma formação secundária, pois elas não possuem pênis (a ferida narcísica). O complexo de castração nas meninas envolve a consciência da castração e o posterior repúdio ao pênis, formando a característica bissexual das mulheres. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais