Buscar

A clonagem de DNA se refere à produção, dentro de uma célula, de diversas cópias de uma sequência específica de um fragmento de DNA. Sobre o expost...

A clonagem de DNA se refere à produção, dentro de uma célula, de diversas cópias de uma sequência específica de um fragmento de DNA. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- A clonagem de DNA depende da utilização de um vetor, do fragmento de DNA e, posteriormente, de um organismo hospedeiro.

PORQUE

II- O fragmento de DNA de interesse, será inserido em uma molécula de DNA genômico com capacidade de autorreplicação (DNA do vetor), originando o DNA recombinante. Essa inserção se dá através de enzimas de restrição e enzimas de ligação.

Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual biologia molecular
6 pág.

Biologia Molecular Básica Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A clonagem de DNA é um processo que envolve a inserção de um fragmento de DNA de interesse em uma molécula de DNA genômico com capacidade de autorreplicação, chamada de vetor. Esse processo é realizado por meio de enzimas de restrição e enzimas de ligação. Após a inserção, o DNA recombinante é introduzido em um organismo hospedeiro, onde é capaz de se replicar e produzir diversas cópias do fragmento de DNA de interesse. Portanto, tanto a asserção I quanto a II são verdadeiras. No entanto, a II não é uma justificativa da I, pois a clonagem de DNA não depende apenas da inserção do fragmento de DNA em um vetor, mas também da sua posterior introdução em um organismo hospedeiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais