Buscar

Com base na contribuição do pensamento platônico para filosofia do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Para Pl...

Com base na contribuição do pensamento platônico para filosofia do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Para Platão, o sentido de ética é entendido como uma virtude, do agir orientado para o bem, enquanto pressuposto da ordem política e jurídica.
Para Platão, a chave para a verdadeira política seria a Filosofia, que tem por finalidade o exercício da cidadania.
Para Platão, a grandeza política da cidade está relacionada com o ideal de justiça, ou seja, o verdadeiro bem aplicado à convivência social. Assim, o bem e o justo nascem da reflexão acerca da verdadeira essência, que está no mundo das ideias.
Para Platão, a justiça não é entendida como virtude, mas concebida como uma forma de agir, que engloba a prudência, a sabedoria e a fortaleza e está vinculada ao comportamento humano.
A V - F - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.

Essa pergunta também está no material:

Autoatividades Webaula 2 Fundamentos Históricos e Filosóficos do Direito
3 pág.

Aspectos Históricos e Filosóficos do Direito UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: V - F - V - F. Justificativa: - A primeira sentença é verdadeira, pois Platão entendia a ética como uma virtude que orienta o agir para o bem, e essa virtude é pressuposto para a ordem política e jurídica. - A segunda sentença é falsa, pois para Platão a chave para a verdadeira política seria a Filosofia, mas não tem por finalidade o exercício da cidadania, e sim a busca pela verdade e pelo conhecimento. - A terceira sentença é verdadeira, pois para Platão a grandeza política da cidade está relacionada com o ideal de justiça, que é o verdadeiro bem aplicado à convivência social, e esse bem e o justo nascem da reflexão acerca da verdadeira essência, que está no mundo das ideias. - A quarta sentença é falsa, pois para Platão a justiça não é apenas uma forma de agir, mas sim uma virtude que engloba a prudência, a sabedoria e a fortaleza, e está vinculada ao comportamento humano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais