Buscar

Leia atentamente as afirmacoes e a relação entre elas a seguir. I - Com o declínio da escola de Bagdá, o centro das atividades intelectuais desloco...

Leia atentamente as afirmacoes e a relação entre elas a seguir.
I - Com o declínio da escola de Bagdá, o centro das atividades intelectuais deslocou-se para o sul da Europa, na Península Ibérica. A partir de 1085, a cidade de Toledo, na Espanha, tornou-se o mais importante centro da cultura, quando foi libertada pelos cristãos do domínio mouro.
PORQUE
II - Isso ocorreu porque para a cidade de Toledo afluíram os estudiosos ocidentais, visando a adquirir o saber muçulmano. O século XII na história da matemática ocidental foi, então, um século de tradutores. Com isso, a Europa teve acesso à matemática árabe e à herança grega que havia sido conservada por eles na medida do possível.
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO UNIDADE II HISTORIA DA MATEMATICA
6 pág.

História da Matemática Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A primeira afirmação é verdadeira, pois com o declínio da escola de Bagdá, o centro das atividades intelectuais deslocou-se para o sul da Europa, na Península Ibérica. A partir de 1085, a cidade de Toledo, na Espanha, tornou-se o mais importante centro da cultura, quando foi libertada pelos cristãos do domínio mouro. A segunda afirmação também é verdadeira, pois para a cidade de Toledo afluíram os estudiosos ocidentais, visando a adquirir o saber muçulmano. O século XII na história da matemática ocidental foi, então, um século de tradutores. Com isso, a Europa teve acesso à matemática árabe e à herança grega que havia sido conservada por eles na medida do possível. No entanto, a segunda afirmação não é uma justificativa da primeira, pois a primeira afirmação fala sobre o declínio da escola de Bagdá e o deslocamento do centro das atividades intelectuais para a Península Ibérica, enquanto a segunda afirmação fala sobre a cidade de Toledo e a afluência de estudiosos ocidentais para adquirir o saber muçulmano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais